Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Civil investiga se armas apreendidas em Vargem Grande foram utilizadas em homicídios

Dois homens envolvidos com o tráfico foram presos com duas pistolas, munições e drogas

Luiz Bandeira

Uma operação conjunta entre as forças policiais militares, civis e Ministério Público ocorreu no Terceiro Distrito, área rural do município de Teresópolis, resultando na desarticulação de atividades ligadas a uma facção criminosa, no último fim de semana. Dois homens conhecidos pela polícia por serem envolvidos no tráfico de drogas foram detidos, e durante a operação, pistolas, munições e drogas foram apreendidas em um sítio em Vargem Grande. Agora, o Instituto de Criminalística Carlos Éboli está realizando uma perícia balística para verificar se as armas apreendidas correspondem aos projéteis encontrados em homicídios anteriores. Essa análise visa estabelecer se as armas estão ligadas a crimes passados e determinar a responsabilidade dos acusados. A operação faz parte dos esforços para combater a violência associada a facções criminosas e ao tráfico de drogas na área.

“O Instituto de Criminalística Carlos Éboli está conduzindo uma análise balística para confrontar as armas apreendidas com projéteis coletados de homicídios anteriores no município”, explica Márcio Dubugras, delegado titular 110ª DP


O delegado titular da 110ª Delegacia de Polícia revela o que desencadeou a operação. “Recebemos informações no sábado, dia 19, sobre o possível paradeiro das armas que teriam sido utilizadas em homicídios anteriores ocorridos no município. Baseados nessas informações, instauramos um inquérito e solicitamos ao poder judiciário mandados de busca e apreensão para três locais suspeitos. Com a autorização desses mandados, no domingo, dia 20, deflagramos uma operação conjunta envolvendo a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal da unidade K9 de cães farejadores. O objetivo era executar os mandados de busca nos locais identificados”, frisou.
O delegado também destacou que a maioria dos homicídios na região está relacionada ao tráfico de drogas e às atividades de facções criminosas. A investigação busca estabelecer se os indivíduos detidos têm algum envolvimento nos homicídios anteriores, já que, segundo o delegado, as vítimas geralmente têm histórico de ligação com atividades ilegais. “É importante observar que no nosso município, duas facções operam, muitas vezes em conflito, resultando em assassinatos direcionados aos seus rivais. As vítimas geralmente possuem ligações com o tráfico de drogas. Portanto, ao investigar homicídios, nosso foco inicial é verificar se a vítima tinha histórico criminal, e na maioria dos casos, constatamos envolvimento com o tráfico”.

Junto a uma das pistolas foram encontradas 172 munições intactas. Na residência de um dos acusados outros 10 projéteis também foram encontrados. Foto: Luiz Bandeira/O Diário


A perícia vai determinar agora se há relação destas armas apreendidas com crimes anteriores ocorridos na região. “Nesse momento, o Instituto de Criminalística Carlos Éboli está conduzindo uma análise balística para confrontar as armas apreendidas com projéteis coletados de homicídios anteriores no município. As informações iniciais que recebemos indicavam uma alta probabilidade de que algo relevante estivesse nos locais alvos das buscas. Através desse confronto balístico, pretendemos estabelecer se essas armas foram utilizadas em crimes anteriores e, assim, atribuir responsabilidades aos autores. Caso se confirme a ligação, os indivíduos presos poderão ser também responsabilizados pelos homicídios ocorridos anteriormente”.

A operação
Dr. Márcio fez um balanço da operação. “Prendemos dois indivíduos sob acusações de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Além disso, encontramos duas pistolas de calibre 9 mm de fabricação estrangeira, equipadas com kits de rajada e carregadores para 30 munições, juntamente com uma toca ninja, em um sítio localizado em Vargem Grande. Na residência de um dos acusados, também encontramos munições”, pontuou o delegado.


Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE