Isla Gomes
O Jiu-Jitsu, que em japonês se pronuncia “dju-djutsu”, que significa literalmente “arte suave”, “técnica suave” ou “arte flexível”, é uma arte marcial originalmente japonesa, criada e desenvolvida essencialmente para servir como vantagem militar para as sucessivas guerras entre clãs no Japão feudal. No Brasil, esse esporte se tornou uma referencia em estilo de luta, gerando diversos campeões espalhados pelo mundo que representam a bandeira do país. Apesar de Teresópolis ser conhecida como Capital Nacional do Montanhismo, cada vez mais são as artes marciais que dão ênfase ao nome do município ao redor do mundo, como é o caso do Jiu-Jitsu, que conta com diversos teresopolitanos exercendo o esporte e ganhando campeonatos internacionais. Nesta sexta-feira, 25, a equipe da Diário TV e do jornal O Diário de Teresópolis esteve na academia GFTeam Cavalcanti para conversar com Sophia Cavalcanti, um desses grandes talentos descobertos por aqui. Ela tem apenas 12 anos e já coleciona 60 títulos, dentre eles o Campeonato Brasileiro da CBJJ/IBJJF 2023. Só nesse ano ela já conquistou 10 medalhas de ouro. “Meu próximo objetivo é lutar em Dubai e nos Estados Unidos para representar Teresópolis, para isso eu acordo cedo, malho, treino, com o foco de chegar aos campeonatos com um ótimo rendimento”, contou a jovem e esforçada a lutadora.
A dedicação vem de berço. O treinador da atleta é o próprio pai, que explica qual rotina de disciplina é necessária para que seja alcançada a excelência no esporte. “A luta requer dedicação, muito empenho, muita disciplina, respeito ao próximo e estudo, sempre buscando tirar notas boas na escola. Minha filha se dedica desde os cinco anos de idade e desde a primeira competição ficou claro o talento e o interesse que ela tem em crescer como lutadora, a partir disso começamos a buscar investimentos que possam fomentar esse sonho dela”, pontuou Walney Cavalcanti, Responsável Técnico da equipe GFTeam Cavalcanti.
Para que a jovem atleta possa realizar seus próximos objetivos, que é lutar uma competição internacional em Dubai ou Estados Unidos, é necessário que uma verba seja atingida, para isso a lutadora está vendendo docinhos por conta própria e seus pais organizaram uma rifa. “Gostaria de contar com a colaboração do pessoal de Teresópolis, para que possam apoiar a nossa pequena, nós estamos fazendo uma vaquinha online, mas as ajudas também podem ser feitas pelo Pix da Sophia, nosso objetivo é representar Teresópolis fora do Brasil e isso será muito importante para o município. Lembrando para a doação qualquer valor é bem vindo e quem ajudar pode ter certeza que vai ser investido em uma criança que se dedica e realmente está entregando tudo de si para poder ser campeã lá fora” ressaltou Ana Lívia, mãe de Sophia.
Como colaborar
Para conhecer melhor e acompanhar a trajetória da Sophia, acesse o perfil dela no Instagram (@sophia_cavalcantibjj) ou colabore com a vaquinha através do Pix: 181.319.907-88. A academia GFTeam Cavalcanti fica localizada na Rua São Pedro, 243, Bairro da São Pedro.