Wanderley Peres
Depois de não informar morte alguma por dez dias, entre 14 e 24 de outubro, e de confirmar 3 mortes no dia 25 e 2 mortes no dia 26, de outubro, o Painel Covid da prefeitura informou mais 1 óbito nesta quarta-feira, 27, chegando a 881 o número de vítimas do coronavirus em Teresópolis, que para a secretaria estadual de Saúde seria 39 a mais, total de 920 vítimas que coloca o município em quarto lugar no número de mortes por 100 mil habitantes entre os 92 municípios do estado. Segundo a prefeitura, os casos até esta quarta-feira véspera do feriadão oficial prolongado de 6 dias decretado pelo prefeito, (entre 28-10 e 02-11 a prefeitura não funciona), seriam de 34.606, sendo 16 novos e 611 ainda ativos. O último painel informa, também, que existem 5 pacientes em leitos UTI, sendo 2 intubados, além de 2 em leitos clínicos.
De novo, o painel informa ainda a faixa etária das vítimas, incluindo 1 vítima na faixa etária entre 0 e 9 anos de idade, informação que preocupa por ser a primeira incidência de crianças entre as vítimas da Covid no município. O DIÁRIO buscou confirmar a morte informada, mas a prefeitura está em recesso desde a noite desta quarta-feira, 27, e não há plantão para o atendimento a imprensa. Além de e-mail, a redação enviou mensagem pelo Whatsapp da assessora para o Secretário e ligou também para o telefone pessoal do secretário de Saúde, sempre prestativo com a imprensa, mas este também não atendeu ou retornou a ligação até as 21h12 minutos, de fechamento do jornal.
A faixa etária de outras vítimas da Covid 19 em Teresópolis seriam 0 mortes entre 10 a 19 anos; 9 entre 10 e 29; 27 entre 30 e 39; 55 entre 40 e 49; 115 entre 50 e 59; 199 entre 60 e 69; 186 entre 70 e 79; 243 entre 80 e 89 e 6 mortes entre pessoas com idades acima de 90 anos.
O DIÁRIO buscou informações junto aos hospitais do município, onde não teria ocorrido morte alguma. Médico pediatra, e vereador atuante, acompanhando de perto os problemas da saúde, consultado pela redação, Dr. Raimundo Amorim disse desconhecer a notícia da morte de criança por Covid, que poderia ter sido transferida diretamente da UPA para outro município. Embora a morte esteja divulgada oficialmente, como pode ter ocorrido um erro de informação no painel Covid, o médico disse que não é impossível ser verdadeira a informação da prefeitura, que apesar de incomum a incidência de morte por Covid entre crianças, ela poderia ocorrer, mas “em casos de comorbidade grave”.
Os boletins diários continuam sendo divulgados pelo Estado e Governo Federal, mas a prefeitura de Teresópolis resolveu não informar mais, como se a pandemia tivesse acabado entre nós. O Painel Covid-19 não é atualizado diariamente, ficando as vezes por vários dias sem atualizar e, neste feriadão oficial prolongado, com a vacinação nos demais municípios do estado, para justificar a interrupção da campanha de vacinação, a prefeitura informou não ter mais doses em estoque, número de vacinas que também não informado ao público. Os números da terceira dose (a dose de reforço) também não são divulgados, oficialmente, e de forma correta. Um banner publicado nas redes sociais tem números diferentes do Painel Covid-19. Enquanto no Painel o número de segunda dose é de 53.52% e primeira dose 79,63%, de acordo com a arte divulgada pela PMT no Facebook seriam 62,75% segunda dose e 93,26% a primeira. Essa informação precisa é relevante, além do que já deveria ser, porque o alcance da meta de 65% de vacinados é a base para o relaxamento da exigência do uso de máscaras nas ruas.
RESPOSTA DA PREFEITURA DE TERESÓPOLIS
Somente após a publicação da matéria a Prefeitura de Teresópolis respondeu sobre o assunto e informou que foi um erro do Painel Covid-19: "A Prefeitura informa que ocorreu uma falha no painel COVID e que o óbito registrado nesta quinta-feira, 28, refere-se a uma mulher, na faixa etária de 70 a 79 anos, moradora de Araras".