Isla Gomes
O Horto Municipal é roteiro de passeios de famílias interessadas em aliar lazer e conscientização ambiental, uma ótima forma de curtir a natureza de forma gratuita e com toda segurança. O espaço funciona de terça a domingo, das 8h às 16h, e conta com uma área onde são cultivadas mudas de plantas de várias espécies para arborização e complementação paisagística de praças e jardins públicos do município, além de um Jardim Sensorial, composto por plantas medicinais, para efeito de estudos e trabalhos escolares, e muitas outras áreas atrativas. “É de extrema importância ter esse ambiente de convivência social, onde as pessoas podem vir com a tranquilidade de que seus filhos vão brincar em um lugar seguro, que tem espaço kids, além disso, podem trazer seus animais de estimação para passear, sempre estando com a guia, claro, e temos um espaço aqui chamado ‘parcão’ onde os cachorrinhos podem ficar soltos brincando. O Horto conta também com o Jardim Sensorial, onde se a pessoa não tiver alergia a nada, pode tirar um pedacinho das plantinhas comestíveis e provar, e por fim temos o canteiro de aves e o canil da Guarda Municipal”, explica a Fernanda Costa, responsável pelo atendimento ao turista no Horto.
O espaço recebe diariamente famílias que não abrem mão de passar um tempo perto da natureza, muitos pais levam seus filhos para brincar e aprender mais sobre conscientização ambiental, outros passaram suas infâncias visitando o Horto e hoje tentam repassar esse costume para suas gerações, é o caso de Olivia Alves, que mesmo não morando mais em Teresópolis faz questão de trazer seus filhos nesse lugar que tanto a marcou. “Eu não moro mais na cidade, mas eu sou daqui, cresci perto do Horto e frequentei minha infância toda esse espaço e tinha uma paixão em vir aqui, tanto que hoje ao trazer meus filhos aqui eu senti muita nostalgia, eu fiz questão de trazê-los aqui para passear no mesmo lugar que marcou minha infância, e eu acho de grande importância esse espaço onde podemos ter contato com a natureza e com os animais”, declara Olivia.
O borboletário
De autoria da Tereviva – Associação de Fomento Turístico e Desenvolvimento Sustentável, o projeto Asas Polinizadoras foi contemplado pelo edital público nº 01/2022, lançado em julho do ano passado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O atrativo ainda não está aberto para visitação.
Com financiamento do Fundo Municipal de Proteção Ambiental de Teresópolis, a iniciativa inclui estufa de floricultura, pupário/berçário e um circuito acessível de convivência. Etapas – A criação do borboletário municipal como equipamento de educação ambiental integra o primeiro eixo do projeto Asas Polinizadoras, que abrange a reprodução de borboletas visando à polinização endêmica e pesquisas e o turismo de base comunitária. O segundo eixo é voltado à criação de abelhas para a produção de mel como atividade sustentável e inclui jardins educativos com árvores melíferas. No terceiro e último eixo estão a reintrodução de pássaros da fauna silvestre e projeto de avistamento de aves. Parcerias com instituições de ensino e o trade turístico para capacitação e formação de equipes técnicas e comunidades do entorno também fazem parte da proposta.
Atrativos e visitação
- Parquinho infantil
- Área para piquenique
- Parque para cães
- Horta
- Jardim Sensorial
- Plantas medicinais
- Canteiro de aves
- Redes de descanso
- Área de treinamento dos cães K9
Endereço
Localizado na Avenida Tobias Barreto, 21, bairro Quarenta Casas, o espaço fica aberto à visitação pública de terça à domingo, das 8h às 16h, com entrada franca.