Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Conselho Tutelar: 44 candidatos concorrem ao cargo em Teresópolis

Qualquer pessoa em dia com a Justiça Eleitoral pode votar para escolher os novos integrantes do órgão

Marcello Medeiros

Os teresopolitanos em dia com a Justiça Eleitoral poderão participar do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares do município. A votação será realizada neste domingo, dia 1º de outubro, das 8h às 17h, no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt, o CEEB, na Avenida Lúcio Meira, 311, na Várzea. Basta apresentar um documento oficial com foto e o título de eleitor. Porém, diferentemente das eleições municipais, estaduais e federais, a participação do eleitor é facultativa, o que faz com que, historicamente, esses pleitos tenham um baixo comparecimento de eleitores não só em Teresópolis, mas em todo o país.
A função de conselhos tutelar, que existe há mais de três décadas, foi criada com base na Lei Federal nº 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a função de garantir o cumprimento dos direitos dos cidadãos com menos de 18 anos. Dos 44 candidatos habilitados em Teresópolis, serão eleitos cinco conselheiros tutelares titulares para o Conselho Tutelar 1 e cinco para o Conselho Tutelar 2, com respectivos suplentes. O mandato tem período de três anos e a remuneração é de R$ 3.906,00 por 40 horas semanais.

Participam 44 candidatos habilitados na seleção, que incluiu análise de documentos e prova de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Foto: Divulgação PMT


O pleito é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura/Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. “É fundamental que a população participe da eleição que vai definir quem serão os responsáveis por garantir os direitos e a proteção de nossas crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos”, destaca João Batista Gonçalves Ferreira, presidente do CMDCA.

Mais sobre o órgão
Criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal 8.069/1990), o Conselho Tutelar é um órgão importante e independente, responsável por garantir que os direitos da população infanto-juvenil sejam respeitados. Pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável; orientação, apoio e acompanhamento temporários; matrícula e frequência obrigatória em unidades de ensino; inclusão em serviços e programas oficiais; requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial, entre outras.

O que faz o Conselheiro Tutelar

  • Atende queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos.
  • Exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos.
  • Aplica as medidas protetivas pertinentes a cada caso.
  • Faz requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado de cada caso.
  • Contribui para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE