O cacau ativa os hormônios de bem estar e prazer e aliado ao trabalho corporal, música e vivências na natureza, promove uma experiência agradável e terapêutica, considerado um verdadeiro elixir do amor. “Não há mais trabalho sem amor e sem tempo para a família e amigos. A hora é de equilibrar com música, dança e celebração”, relata a Arteterapeuta e Psicóloga Sílvia da Rocha, que neste sábado, 07, realiza em Teresópolis o evento chamado “Cerimônia do Cacau”, que, segundo ela “permite que se ative no coração e no corpo hormônios do prazer e bem-estar, criando transformação e ativando a criatividade”. O Cacau Cerimonial tomado em círculo, com rezas, música, movimento, natureza..
A “Cerimônia do Cacau” é originária dos povos da mesoamérica e vem sendo resgatada hoje devido sua potente liberação de bloqueios energéticos corporais, fazendo voltar a fluir o sentimento de amor e força vital. “Neste ritual escolhemos conectar o amor através de cantos sagrados de diversos povos como os nativos brasileiros, americanos, celtas, africanos, indianos, europeus e também populares. Junto com as músicas, conduziremos trabalho corporal, meditação, além de rituais no fogo e partilhas”, explica Sílvia. “Ao abrir o coração, o cacau nos permite ouvir nosso verdadeiro eu, trabalhar com bloqueios e traumas passados, dissolver qualquer energia negativa reprimida e nos ajudar a alinhar com quem realmente somos. É também um momento maravilhoso para nos dar espaço físico, mental, emocional e paz interior. Você pode olhar para dentro, ajudando a aprender mais sobre si mesmo e a obter clareza sobre onde está e para onde está indo”, completa.
Participantes
Silvia da Rocha é iniciada nas tradições Huni Kuin e Odjibway e guardiã da Medicina do Cacau. Terapeuta sistêmica e psicocorporal, Arteterapeuta e Psicóloga Junguiana. Participam ainda da cerimônia Mauricio Gielman – Músico, compositor e cantor em diversas línguas estrangeiras (@mauriciogielman); Nena Natal – Músico, compositor, homem medicina, terapeuta integrativo e do som (@eunenanatal); e Rafael Nixiwaka – Guardião do cacau, terapeuta integrativo, iniciado em tradições nativas, Músico(@medicinadosom).
Mais sobre o evento
O evento será realizado no dia 07 de outubro, às 10h, na Casa Colo da Montanha (Rua Slooper 657, Alto). As vagas são limitadas. A participação custa R$ 150. Mais informações podem ser obtidas no telefone (21) 99801-5728 ou pelo Instagram @silvia.rocha.psicologa
Benefícios físicos do cacau
O cacau é embalado com vitaminas e minerais que são ótimos para a saúde cardiovascular. O cacau também é conhecido por liberar dopamina e endorfinas no corpo, que aliviam os sintomas da TPM e da depressão, melhorando o humor. O cacau contém anandamida, conhecida como molécula da felicidade. É a mesma produzida no seu corpo quando você treina e sente uma onda de boa energia. Além disso, ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e cria mais fluxo sanguíneo para o cérebro – ajudando a fortalecer a conscientização e o foco. Também é naturalmente reforçado com cafeína, que atua em uma explosão de energia e melhora o acesso à criatividade, bem como a meditação profunda. Durante séculos, o cacau tem sido usado para curar o corpo mental, físico e espiritual. É uma medicina sagrada, utilizada para conexão e cura interior.