Marcello Medeiros
Um dos locais mais bonitos de Teresópolis, protegido por uma APA (Área de Proteção Ambiental) e pelo Parque Estadual dos Três Picos, o Vale dos Frades é frequentemente escolhido para a gravação de produções televisas, de cinema, internet e até para a criação de peças publicitárias. Afinal, são dezenas de imponentes montanhas, fragmentos florestais e um rio que tem entre seus pontos mais visitados a Cachoeira dos Frades, que somados a antigas residências criam cenários realmente inesquecíveis. E um desses imóveis que “parou no tempo” acabou sendo escolhido para a caracterização de uma delegacia anos atrás e, até hoje, acaba despertando a curiosidade de quem visita o Vale Frades.
Levando-se em conta que a “DP” está a mais de 30 quilômetros da região central do município e no seu entorno há pouquíssimos moradores, fica fácil concluir que a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro não mantém um posto de atendimento nesse local. Mas, de tão bem feita a caracterização, fica a impressão que poderia sido montado por ali, por um período muito tempo atrás, uma unidade policial. A suposta delegacia fica menos de um quilômetro depois da Cachoeira dos Frades, quase vizinha a outro atrativo muito frequentado nesse local, os Dois Bicos. Aparentemente, atualmente continua funcionando como moradia, mas dificilmente alguém é visto “de plantão” na janela da “unidade policial”. Quem pedala, caminha ou simplesmente passeia pelo Vale dos Frades dificilmente deixa de parar para menos olhar melhor a caracterização televisiva.
As delegacias
Oficialmente, as delegacias de polícia sempre funcionaram na zona urbana do município. A primeira, na Avenida Delfim Moreira, proximidades da Praça da Matriz de Santa Teresa. Dos anos 20 aos 70, em outra casa na mesma avenida, só que próximo onde hoje fica a loja Casas Bahia, em um imóvel que há muito tempo foi demolido. O acervo do Pró-Memória, do jornalista Wanderley Peres, guarda um curioso registro de dezenas de televisores, daqueles volumosos e muito pesados, que haviam sido furtados em Teresópolis no tempo dessa unidade de polícia. No início dos anos 70, a sede da PCERJ passou para a Avenida Alberto Torres, no Alto, funcionando em uma residência até construção do pequeno prédio onde a DP funcionou até 2014 e que atualmente serve ao setor da polícia técnico-científica. Atualmente a 110ª DP fica na Rua Alfredo Rebello Filho, no Alto, em esquema de Delegacia Legal, portanto sem sistema carcerário.
O vale das produções
No ano passado, o Vale dos Frades foi cenário de uma produção que ganhou as telas dos cinemas, o filme “Macabro” – dirigido por Marcos Prado (Paraísos Artificiais) e protagonizado por Renato Góes, baseado em fatos reais e contando a história de uma série de assassinatos nos anos 1990 em Nova Friburgo – município que faz divisa com Teresópolis, entre outros lugares, justamente nessa localidade. A grande produção “Memorial de Maria Moura”, da Rede Globo, que tinha como atriz principal Glória Pires, foi integralmente gravada no Vale dos Frades. De lá para cá, a emissora utilizou Teresópolis em diversas outras produções, tanto para TV quanto para cinema. “Mulher Invisível”, que tem no elenco Selton Mello e Luana Piovanni, também tem cenas na localidade. A bonita Cachoeira dos Frades é outro ponto dessa região que frequentemente é procurada como cenário. Recentemente, a Rede Record gravou cenas de uma novela no local.