Nesta segunda-feira, 09, a comunidade paroquial de São Cristóvão, em Fonte Santa, Teresópolis, viveu um grande marco em sua história, principalmente a comunidade de Prata dos Aredes, com a reabertura da sua capela em honra a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A celebração foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Petrópolis, Monsenhor José Maria Pereira, concelebrada pelo Padre Tiago Henrique, Administrador Paroquial, com a participação dos paroquianos.
A capela, que neste ano completa 25 anos, passou ao longo de um ano e quatro meses por uma reforma completa. “Que esse local seja de encontro com Deus e com o próximo”, frisou Mons. José Maria, externando sua alegria em poder estar junto ao povo de Deus. Um marco na capela é o terço das crianças. Toda semana um grupo de crianças sai evangelizando as casas rezando o santo terço. “Aprendamos com essas crianças a sermos humildes, assim como Maria”, disse o Vigário Geral da Diocese.
A programação continua até o dia 12, com missas, cantina, recreação para crianças e outras atrações. “Padre Tiago Henrique convida a todos para participarem da festa da padroeira da Comunidade de Prata dos Aredes e padroeira do Brasil”, informa ainda a publicação da PasCom/Diocese de Petrópolis.
Festa de Santa Teresa
Uma das padroeiras de Teresópolis, Santa Teresa D´Ávila será celebrada no município até o dia em sua homenagem, 15 de outubro, próximo domingo. A Diocese de Petrópolis, responsável pelas paróquias em toda a região, divulgou programação da novena e programação festiva que ocorrerá todos os dias na Praça da Matriz, na Várzea, com parque de diversões, música ao vivo e cantinas com comidas típicas. A programação da Novena é a seguinte: Dia 11, 19h30, Padre Luiz Carlos; Dia 12, Solenidade de N. Sra. Aparecida, missas às 8h, 10h30, 15h (carreata após a missa), 18h30 Padre Luiz Henrique. Ainda no dia 12, às 12h haverá almoço com feijão tropeiro; Dia 13, 19h30, Padre Luan; Dia 14, 18h30, Monsenhor José Maria.Dia 15, Solenidade de Santa Teresa: Missas às 7h, 8h30, 10h30, 17h e 19h (Missa dos Educadores, Dom Gregório, OSB), concentração para carreata às 15h na Praça da Igreja.
Na homilia do ano passado, o bispo Dom Gregório lembrou a história de Santa Teresa D’Ávila e sua importância para a Igreja. “Às vezes nos perguntamos: o que alguém que viveu há 500 anos atrás é capaz de nos dizer? Nós que evoluímos tanto em todos os sentidos. Nós que sabemos tanto, que comunicamos tanto. O que uma mestra da vida é capaz de nos ensinar tanto tempo depois?”.