Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis vai receber nova etapa do Programa Limpa Rio

Governo estadual anuncia investimento de R$ 250 milhões para limpeza e desassoreamento de rios e canais

O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (19), a nova fase do Programa Limpa Rio que irá beneficiar os 92 municípios fluminenses com a limpeza e o desassoreamento de seus rios e canais. Para esta etapa serão investidos nas frentes de trabalho, cerca de R$ 250 milhões, recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). A iniciativa tem por objetivo mitigar as inundações decorrentes do transbordamento desses corpos hídricos proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.
Para o secretário de Ambiente e Sustentabilidade e vice-governador, Thiago Pampolha, o Governo do Estado está cada vez mais perto dos que precisam. “O Limpa Rio é fundamental para levar segurança ambiental e qualidade de vida à população, identificando, planejando e executando a limpeza e desassoreamento dos rios com histórico de transbordamentos. Assim, vamos atuar em todo o estado para minimizar o impacto das fortes chuvas”, afirmou Pampolha.
Só no primeiro semestre deste ano, o Programa Limpa Rio beneficiou 401 rios e canais de 50 cidades fluminenses, com a limpeza e o desassoreamento de trecho de 183 quilômetros desses corpos hídricos. As intervenções retiraram 491.775 metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada.

Ação em Teresópolis
Ainda não foi informado qual rio de Teresópolis irá receber a intervenção, mas, ao que tudo indica, será o Paquequer. Principal curso d´água do município, ele não recebe nenhuma ação há bastante tempo, gerando inclusive preocupação da população teresopolitana em relação a possíveis transbordamentos em consequência de áreas obstruídas. Além disso, recentemente o Inea concluiu trabalho de limpeza no bairro do Caleme, que também havia solicitado tal intervenção ao governo estadual.

Estado lançou nesta quinta-feira (19), a nova fase do Programa Limpa Rio que irá beneficiar os 92 municípios fluminenses com a limpeza e o desassoreamento de seus rios e canais. Foto: Aline Massuca

Curso sobre ambiente e sustentabilidade
Estão abertas as inscrições, até o dia 15/11, para a nova turma do curso “Ambiente e Sustentabilidade”, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual dos Três Picos, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF). Desta vez serão 100 vagas abertas para o curso na modalidade semipresencial, com início em fevereiro de 2024, tendo como único pré-requisito possuir ensino fundamental completo. Com aulas ao vivo uma vez na semana, o curso tem carga horária de 50h, sendo 40h de ensino a distância e uma aula (10h) a ser realizada no Núcleo Jequitibá do parque, em Cachoeiras de Macacu.
A capacitação tem como objetivo promover o debate técnico a respeito da sustentabilidade e promover o aprendizado sobre questões como mudanças climáticas, aquecimento global, além de criar um espaço de reflexão sobre as ações que devem ser tomadas daqui para frente a respeito de preservação ambiental. O conteúdo contempla conceitos sobre geopolítica ambiental; Agenda2030; ecodesenvolvimento e o conceito de ESG (governança ambiental, social e corporativa, em português). O curso é gratuito e oferece certificado aos concluintes. Para se inscrever, clique aqui. O processo seletivo será realizado em etapa única, por ordem classificatória de sorteio público eletrônico.


Tags

Compartilhe:

Edição 05/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis enfrenta mais um dia de transtornos causados pelas chuvas neste domingo (06)

Chuvas em Teresópolis: 28 horas sem energia elétrica

SERRA FECHADA: Novo deslizamento de terra registrado na noite deste domingo (6)

SERRA FECHADA: Mudanças no itinerário da linha Rio x Teresópolis

Prefeito Leonardo Vasconcellos coordena ações de acolhimento, social e de saúde na Ilha do Caxangá

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE