Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feira propicia acesso à literatura nas regiões rurais de Teresópolis

“RuraLetras” oferece inúmeras atividades gratuitas e aspira a formação de uma biblioteca comunitária

Isla Gomes

A literatura faz parte de nosso cotidiano há séculos, e a partir dela é possível estudar como as pessoas viviam em outros tempos. Por meio dos livros, é possível testemunhar como era viver em períodos de guerras, regimes ditatoriais e transformações sociais que mudaram a forma como conhecemos o mundo hoje em dia, por exemplo. É fundamental que o acesso à literatura não seja um privilégio de poucos e sim uma garantia para todos, como um direito humano básico.  Nesse âmbito e com esse propósito que a RuraLetras, primeira Feira Literária da Região Rural do Estado do Rio de Janeiro, está sendo realizada neste mês de outubro. A iniciativa teve início na semana passada em Mottas, no Terceiro Distrito. A segunda etapa ocorre nesta sexta, 27, e no sábado, dia 28, no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis em Santa Rita, das 9h às 17h. Todo o movimento tem o objetivo de promover o acesso à cultura e à literatura para a população que vive longe do centro da cidade.
O evento é uma iniciativa que valoriza os artistas locais e contribui para o turismo rural, além de estimular a troca cultural entre as diferentes regiões da cidade, principalmente as mais afastadas do centro da cidade. “A RuraLetras tem como principal objetivo levar a literatura e as artes no geral, que estão presentes na feira, para as regiões rurais da cidade de Teresópolis, lembrando que essa é a primeira feira literária rural do estado do Rio de Janeiro e está sendo promovida aqui em Teresópolis pela editora Alecrim”, explica Gustavo Lucena, organizador em entrevista ao Diário nesta quinta.

É fundamental que o acesso à literatura não seja um privilégio de poucos e sim uma garantia para todos. Foto: Divulgação

Parceiros
A RuraLetras é um projeto contemplado pelo edital Literatura Resiste da SECEC (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa), e conta com o Patrocínio da SECEC e apoio da Sala Verde que te quero verde; Educação Ambiental da secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Cultura; Escola Municipal Sizenando Adolpho Tayt-Sohn, e do projeto fluminense Cuidai do Lixo Nosso de Cada Dia, da Associação dos Produtores e Artesãos de Mottas e Adjacências. “Temos a colaboração muito importante das escolas das localidades, nós visitamos essas regiões antes e convidamos essas escolas através da diretoria, e os alunos, os professores, os funcionários, todos eles irão participar como parceiros do projeto, toda a comunidade da região rural está engajada, tanto em usufruir e quanto para fomentar essa iniciativa”, destaca Álan Magalhães, que também faz parte da organização.

Atividades
A feira está oferecendo diversas atividades gratuitas, como contação de histórias, oficinas de arte e música, lançamentos de livros, rodas de conversa, música e poesia, stands com autores e editoras, stands com artesanato local e stand da agricultura familiar. “São inúmeras as atividades oferecidas e é importante lembrar que essa feira está sendo realizada por intermédio de um edital que se chama ‘Literatura Resiste’ da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio, nós participamos desse edital que foi para o estado do RJ todo, tendo sido nós os contemplados em sétimo lugar, ou seja, 92 municípios no estado do RJ e nós fomos os sétimos colocados e com isso foi possível realizar essa feira aqui em Teresópolis”, ressalta Álan.

Alguns dos livros disponíveis na feira são: Poemas para Teresa, Letra & Música e Palavra em ação ll. Foto: Isla Gomes/O Diário

Aspirações
O evento também incentiva a formação de uma biblioteca comunitária em cada uma das duas regiões onde estão sendo realizadas as ações, para que os moradores possam continuar desfrutando e usufruindo dos inúmeros benefícios da leitura. “Nos dois locais onde estamos promovendo a RuraLetras, ao final serão doados livros visando a construção de uma biblioteca comunitária nessas localidades, em Mottas e Santa Rita, inclusive estarão disponíveis na feira coletâneas de livros que fazem parte do acervo da nossa editora Alecrim, um deles é o ‘Poemas para Teresa’ que é um livro bem temático da nossa cidade, já que nosso município tem esse nome em homenagem a Imperatriz Teresa Cristina, conta também com o livro ‘Letra & Música’ e o ‘Palavra em ação ll’, enfim, essa é nossa principal intenção, compartilhar e disseminar as artes e principalmente a literatura para todos das regiões rurais”, pontua Gustavo.

PROGRAMAÇÃO GERAL
9:00 – Abertura do evento
9:20 às 10:20 – Contação de histórias e oficinas de arte com o grupo Samburá de Histórias e a autora Cláudia Coelho; além das Arte-educadoras: Sandra Dias, Marlene Macedo e do músico: Álan Magalhães – Foto: Carol Abrantes Vídeo: Daniel Firme e Theodorico Magalhães.
10:20 às 11:00 – Rodas de conversa
Agricultura Familiar – Como crescer em Família com união e sem Conflitos – com o Prof. José Renato de Miranda, o Prof. Alfredo Laufer e mediação do Escritor e Editor Gustavo Lucena. Outros temas diversos – com Professores, escritores e personalidades convidadas.
11:00 às 12:00 – Voz & violão com músicos autores da Coletânea Letra & Música.
12:00 às 13:00 – DJ/música mecânica – sarau aberto para poesia e apresentações – microfone aberto com personalidades convidadas – Fala de autores e participantes da feira.
13:00 às 13:50 – Contação de Histórias e oficinas de arte com o grupo Samburá de Histórias, autora Cláudia Coelho e autoras presentes.
14:00 às 15:00 – Roda de conversa: Professores, escritores e personalidades convidadas, apresentação das autoras da Coletânea Poemas para Teresa e seus lançamentos de livros.
15:00 às 17:00 – Show com Mandacaru Carioca composto pelos músicos: Álan Magalhães (voz e violão), Alcir Passos (baixo), Bombril (percussão) e Oziel Moreira (Teclados).

  • Junto com as apresentações haverá exposição e venda de livros, coleta de livros para as doações para as bibliotecas comunitárias; Feirinha da agricultura familiar e de artesanato, entre outras.
Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE