Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Biólogo fala sobre a presença de onças em Teresópolis

Ricardo Mello explica ainda sobre outros animais e o motivo de não se poder levar pets para as unidades de conservação

Entrevistado da semana do “Mochileiro Podcast”, apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV, o Biólogo e Subchefe do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, Ricardo Mello, falou sobre fauna e conservação ambiental, destacando diversos temas fundamentais para a continuidade de diversas espécies e manutenção da qualidade de vida da população. Entre os tópicos, um que chama atenção sempre que alguém vídeo sobre esse animal ganha as redes sócias: as onças! Também conhecido como Sussuarana ou ainda Leão da Montanha, o Puma concolor é o maior felino presente hoje na Mata Atlântica e desperta sempre um misto de medo e admiração. Aliás, sobre o risco que muita gente acha que tem se cruzar com um deles em uma trilha ou no quintal de casa, Ricardo deixou claro que não existe perigo.

Sobre o risco que muita gente acha que tem se cruzar com um deles em uma trilha ou no quintal de casa, Ricardo deixou claro que não existe perigo. Foto: Diego Leal/Diário TV

“Eles são animais que andam na maior parte do tempo no horário noturno, noite e madrugada à dentro. Além disso, é um animal que evita contato com o ser humano ao máximo. Por experiência própria, fazendo trabalhos de monitoramento noturno, de levantamento de fauna, procuramos as onças, isso tendo rastro, pegadas, o horário que ela teoricamente costuma passar, e nunca conseguimos encontrar nenhuma. Ela sente nosso cheiro, escuta chegando, e evita passar perto. Então, a chance de ser premiado, de encontrar uma onça, é mínima”, enfatizou, completando que “não há nenhum risco, pois ela tem o hábito de evitar o contato com o homem”. Ricardo pontuou também que “no Brasil não tem nenhum registro de ataque a seres humanos. Quando ela passa perto, é sempre fugindo. Além disso, somos basicamente do tamanho dela, que chega em torno de 70 quilos e portanto se alimenta de animais menores”.

Pets fora dos parques
Ainda na entrevista, o Biólogo fala como se portar caso a pessoa seja premiada com esse encontro e também sobre outros animais da região, como o flagrante feito recentemente de um coelho silvestre, o Tapeti. O “Mochileiro Podcast” esclareceu ainda uma dúvida de muita gente, o motivo de não ser permitido acessar unidades de conservação com animais domésticos. O programa, na íntegra, está no canal da Diário do TV no YouTube ( https://encr.pw/CMNVS ).


Edição 21/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Plantão de inscrições para o Vestibular Cederj em Teresópolis

Paróquia São Cristóvão promove ação social

Cobre apreendido em Teresópolis foi avaliado em R$ 13 mil

Dois homens invadem e furtam drogaria na Várzea

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE