Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Militar oferece curso de segurança predial em Teresópolis

Capacitação é gratuita e visa aplicar conhecimentos que podem evitar inúmeros delitos

Isla Gomes

O 30º Batalhão de Polícia Militar, em Teresópolis, está participando do “Programa de Capacitação e Polícia de Proximidade”, implementado pelo 7º CPA em toda a Região Serrana. No município de Teresópolis, a implementação está direcionada na realização de um curso voltado para pessoas que trabalham em condomínios ou prédios independentes, como síndicos, porteiros e funcionários de vigilância de modo geral. Trata-se do curso de segurança predial, que ocorrerá no dia 14 de novembro, às 13h, na Casa de Portugal, na Avenida Lúcio Meira, 850, Várzea. O evento é gratuito e os métodos do projeto são focados em aplicar tópicos que orientem os participantes a como não cair em crimes relacionados à segurança de prédios e condomínios, delitos esses que estão acontecendo com mais recorrência em alguns municípios do o estado do Rio de Janeiro. Além disso, o curso prioriza lições de como manejar a seguridade de qualquer local de maneira diligente, para que delitos nessa esfera não tenham espaço de incidência na cidade.
Conversamos com o Tenente-Coronel Alex Marchito Soliva, Comandante do 30° BPM, que explicou o foco e a importância dessa iniciativa. “Inicialmente gostaria de ressaltar a relevância desse curso, na medida em que ele pode trazer conhecimentos para a vida prática de cada cidadão, não somente para aqueles que trabalham diariamente em algum prédio ou condomínio, pois, são conhecimentos que podem ser estendidos para toda a sociedade, vamos trazer conhecimentos práticos que podem ser adotados por cada cidadão para nos auxiliar na prevenção de qualquer tipo de delito, o artigo 144 da constituição federal diz claramente que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, ou seja, cada um pode adotar essas medidas para nos auxiliar”, declara.

Iniciativa e abrangência
O Comandante explica ainda que outros locais e segmentos podem ser contemplados com o programa. “Gostaria de evidenciar que essa foi uma iniciativa no nosso comandante do 7° Comando de Policiamento de Área, e não é somente o município de Teresópolis que será agraciado com esse tipo de formação, o 7° CPA também aplicará projetos nesse âmbito. Em nossas avaliações, nós entendemos que essa iniciativa não deve ser segmentada ao nicho que trabalha em condomínios, prédios e afins, o projeto pode ser estendido também ao segmento empresarial, comercial e até mesmo na vida prática de cada cidadão”, pontuou Soliva.

Demanda
O curso está recebendo uma excelente adesão, contando com 103 inscritos listados e confirmados. O Comandante salienta que todo Batalhão está surpreso com a demanda. “Ainda há vagas disponíveis, inclusive, nós fomos surpreendidos positivamente, não imaginávamos de ter uma adesão tão acentuada como a que está acontecendo e ficamos extremamente felizes por isso, vale ressaltar, que se algumas pessoas não conseguirem participar nessa etapa, poderemos montar outros módulos para que seja possível dar continuidade a esse tipo de formação tão importante”, conclui.

Inscrição
O curso tem duração de um dia e não será cobrada nenhuma taxa participativa. Para se inscrever é preciso acessar as redes sociais do 30° BPM (@30bpm_pmerj) e clicar no link de inscrição na bio, com isso a pessoa será direcionada para uma página que solicitará alguns dados e informações do interessado. Qualquer informação a mais pode ser solicitada pelo E-mail do Batalhão (p5_30bpm@pmerj.rj.gov.br).

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Menor infrator é apreendido com drogas em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE