Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura e Leão XIII buscam parceria para ampliar atendimento social

Unificação de setores pode ampliar número de serviços prestados ao teresopolitano em situação de vulnerabilidade social

 
Realizada nesta sexta-feira, 12, reunião entre os secretários municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, a coordenadora do SINE Teresópolis, Renata Telles, e a coordenadora da Fundação Leão XIII em Teresópolis, Fernanda de Oliveira. Em pauta, a busca de parceria entre os órgãos municipais e estadual para fortalecer a oferta de serviços socioassistenciais a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A sugestão é unir os serviços prestados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS), equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, com os oferecidos pela Fundação Leão XIII. A proposta é que os atendimentos se complementem para aprimorar o atendimento das pessoas que mais precisam”, pontuou Valdeck Amaral.
Outra proposta avaliada é incluir a equipe da Fundação Leão XIII no programa Espaço do Empreendedor Itinerante, que desde agosto do ano passado leva diversos serviços públicos da Prefeitura de Teresópolis a moradores das áreas urbana e rural do município. Entre os atendimentos ofertados pelas secretarias de Trabalho, de Fazenda, de Desenvolvimento Social e da Ouvidoria Geral estão cadastro no banco de empregos do SINE, acesso a crédito (MEI), inscrição no Cadastro Único de programas sociais e capacitação profissional . “As ações itinerantes que já são realizadas terão mais serviços agregados. A proposta que surgiu nesse primeiro encontro é apresentar ao Prefeito Vinicius Claussen a possibilidade de a Gestão Municipal firmar um acordo de cooperação com a Fundação Leão XIII, que é vinculada à Casa Civil do Governo do Estado, oferecendo os serviços gratuitos de emissão de carteira de identidade e de certidão de nascimento. A ideia é que, a partir de março, a sede da Fundação Leão XIII ofereça os atendimentos do Espaço do Empreended or Itinerante aos moradores dos bairros do entorno, como Alto e Beira Linha”, explicou Lucas Guimarães.
Com sede no bairro de Fátima, a Fundação Leão XIII disponibiliza, entre outros, isenção de taxa para requerimento de segunda via de carteira de identidade, certidão de nascimento, de casamento e de óbito e o Vale Social, benefício pouco conhecido da população em vulnerabilidade social. “Nosso desejo é expandir esses recursos para a população vulnerável que ainda não conhece os seus direitos. O Vale Social garante a gratuidade de passagem de ônibus intermunicipais em transportes de concessão estadual e é destinado a pessoas com deficiência física, auditiva, visual ou mental e também a doentes crônicos em tratamento de saúde fora do município. Esta é a finalidade de fechar parcerias com as secretarias municipais: ampliar e fortalecer o atendimento e os serviços oferecidos a quem mais precisa”, concluiu Fernanda de Oliveira.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE