Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Cederj inaugura polo em Teresópolis com cursos de graduação gratuitos

Aulas começam no dia 20 deste mês no prédio em que funciona o campus da UERJ

Foi inaugurado nesta quinta-feira, 11, o polo Teresópolis do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) que oferece cursos de graduação gratuitos à população. A instituição vem expandindo a sua rede de ensino pelo território fluminense e chegou ao município através de uma parceria entre a Prefeitura e a Fundação Cecierj. As aulas para os cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia começam no dia 20 no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

No evento de inauguração, o professor Jorge Roberto Pereira, presidente da Fundação Cecierj, destacou que o intuito é aumentar gradativamente a oferta de cursos em Teresópolis e espera com isso contribuir significativamente com o desenvolvimento do município.
“A abertura desse polo que é o 35 que abrimos no estado do Rio de Janeiro, se deve a determinação politica do prefeito no momento que precisávamos desse apoio para inaugura o polo.  A nossa fundação trabalha gerindo o consórcio Cederj que é um consórcio de universidades de altíssimo nível e nesse caso especifico de Teresópolis ainda teremos o suporte da UERJ.  Vamos oferecer dois cursos, Geografia e Pedagogia, para começar. A expectativa ´que os teresopolitanos podem ter é de um ensino de qualidade e público, ou seja, é gratuito. A expectativa de conseguir um diploma de valor a nível nacional e nós temos a expectativa de oferece ao longo do tempo outras profissões. Vamos fazer pesquisas, as pessoas poderão deixar o pedido e nós veremos a viabilidade de oferecer outros cursos aqui de acordo com a procura”, afirmou o professor.
O prefeito Vinicius Claussen enfatizou que a chegada da instituição é um presente de imenso valor para a população que terá acesso à Educação de alta qualidade dentro do município. “É um momento único. Estamos aqui a Educação no nosso município, é um polo Cederj que está sendo inaugurado, um sonho de todo teresopolitano, das pessoas que almejam alcançar universidades como UERJ, UFRJ, UFF, CEFET, UEZO. Tudo isso começou com a questão da possível saída da UERJ de Teresópolis que nos chegou e nós fomos lutar pelas nossas famílias e agora conseguimos manter a UERJ e ganhamos um polo Cederj. A nossa ideia é fazer esse polo crescer, sabendo que nossos filhos , nossos netos vão ter uma grande oportunidade de talvez não precisarem sair de Teresópolis e poderem estudar aqui com os brasões das universidades federais e estaduais de qualidade”.

Ensino online em expansão
O Cederj oferece a  oportunidade de graduação para pessoas que moram longe de universidades ou que não têm horário compatível com a grade curricular. Já existem outros 34 polos espalhados pelo estado, sendo 12 na Região Metropolitana e 22 no interior fluminense (1 na Costa Verde, 5 no Médio Paraíba, 2 no Centro-Sul Fluminense, 4 na Região Serrana, 2 na Baixada Litorânea, 5 na Região Noroeste e 3 na Região Norte).
Os cursos de graduação do Cederj permitem que o aluno estude no local e horário de sua preferência, seguindo um cronograma. Para isso, conta com material didático especialmente elaborado, além do apoio de mediadores presenciais nos polos espalhados pelo Estado e a distância (por telefone ou internet). Aulas práticas de laboratório, estágios curriculares obrigatórios e trabalhos, normalmente, são presenciais.
A Prefeitura anunciou que vai investir R$ 660 mil, nos próximos 60 meses, para a permanência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no município. Oriundo da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o aporte de recursos é destinado ao pagamento mensal do aluguel do prédio onde está instalado o campus da UERJ, na Várzea, e vai possibilitar a instalação do Polo CEDERJ (Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro) em Teresópolis, contribuindo com o fortalecimento do Ensino Superior Público. O convênio de cooperação mútua foi publicado no dia 6 de novembro no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Cederj
O Cederj é administrado pela Fundação CECIERJ, com recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, por meio da Capes e da UAB, e conta também com apoio das prefeituras municipais onde os seus polos estão instalados. É composto por uma rede de 11 universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, das quais sete oferecem cursos de graduação a distância semipresencial: CEFET, UERJ, UenF, UFF, UniRio, UFRJ e UFRRJ.

Vestibular
O ingresso aos cursos de graduação a distância oferecidos pelas instituições de ensino superior que integram o Consórcio é realizado por meio do Vestibular Cederj ou usando a nota obtida no mais recente Enem realizado.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 07/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Jovem acusado de tráfico é preso no bairro do Pimentel

Guarda Civil Municipal promove ações pelo Maio Amarelo

Congresso da Juventude reúne mais de cinco mil pessoas em Teresópolis

Estácio promove semana sobre desenvolvimento socioemocional

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE