Wanderley Peres
Sem receber pelos serviços de saúde prestados à Prefeitura desde o mês de maio, dívida que estaria acumulada nos últimos seis meses já em cerca de R$ 6 milhões, a Beneficência Portuguesa anunciou nesta terça-feira, 21, que pode paralisar o atendimento ‘porta aberta” no hospital, cumprindo apenas o atendimento à urgência e emergência. Encaminhado simultaneamente à secretária municipal de Saúde, Clarissa Guitta, e ao presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino, o ofício do diretor do hospital, Antônio Rodrigues Ribeiro, expõe o endividamento por inteiro da gestão municipal junto aos hospitais da rede municipal, que vêm atendendo com promessas de pagamento o hospital São José e por determinação da justiça o hospital das Clínicas, decisões que revelam o descalabro administrativo e que foram tomadas pelo risco que representa para a saúde pública a descontinuidade do atendimento.
“Trata-se de pedido especial e emergencial, a se negociar antigos débitos quando se fizer possível, porque existe movimento vindo, por parte das equipes, de paralisar o atendimento “Porta Aberta” e focar tal atendimento à urgência/emergência”, alerta a direção da Beneficência Portuguesa, em aviso. “Estou tentando tudo com as equipes para dá mais um tempo para prefeitura providenciar os repasses. Está difícil, mas venho tentando”, disse o diretor Antônio. Veja cópia do ofício.
Ao DIÁRIO, a secretária Clarissa informou que já colocou o prefeito a par da situação. “Já fizemos essa cobrança, e cumprimos já vários repasses, que ainda não deve ter sido contabilizado porque foram feitos na última quinta-feira [16, de novembro]”. Ainda segundo Clarissa, que pretende se encontrar com a direção do hospital para tratar do assunto na reunião do Conselho de Saúde, “tem uma parte de recurso que é de incentivo municipal, do prefeito, que se pretende ser feito até o final dessa semana”.
ATUALIZAÇÃO: No tarde desta terça-feira, após a divulgação do documento, a direção do hospital informou que a Prefeitura depositou uma parte dos pagamentos em atraso. Estamos atualizando as informações para nova matéria.
Veja cópia do ofício.
O DIÁRIO está apurando as informações, aguarde.