O Prefeito Vinicius Claussen assinou nesta terça-feira, 09, o documento que autoriza o pagamento do primeiro auxílio aluguel a ser pago para mulher vítima de violência. O benefício tem validade de 12 meses prorrogáveis por mais 12 e oferece à vítima a oportunidade de deixar a convivência com o agressor, encerrando o ciclo de violência, e de se estabelecer com os filhos em local seguro. Com 25 anos, a vítima em questão era moradora da Fonte Santa, vinha sofrendo ameaça de morte pelo companheiro e chegou a ser violentada sexualmente.
O benefício é resultado da Lei 3.842/2019, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Leonardo Vasconcelos, regulamentada pelo executivo em janeiro pelo Decreto Municipal 5.247/2021. A lei prevê não apenas o recurso financeiro, mas também o acompanhamento das assistidas pelas secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Social. “É uma notícia que me emociona e nos traz esperança. Lei municipal de minha autoria que determina a concessão de auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência saiu efetivamente do papel. O prefeito Vinicius assinou a concessão do primeiro benefício para uma mulher de Teresópolis vítima de violência doméstica em situação de extrema vulnerabilidade. Amparada pelo poder público, agora, ao lado dos filhos, ela começa a construir uma nova história. Que Deus a abençoe”, publicou o vereador na rede social Facebook.
Atendimento
A secretária da Secretaria da Mulher, Margareth Rosi, explica que, para ter direito ao benefício, a mulher tem que estar referenciada na Secretaria. Ou seja: com atendimento e acompanhamento da equipe técnica da secretaria, onde é feito um estudo de caso, com o histórico social dessa mulher. "Com esse benefício, estamos possibilitando a essa mulher e seus filhos deixar o ambiente de violência em que vivem e oferecendo para a família uma oportunidade de recomeço. É compromisso da nossa gestão criar políticas públicas para acolher, proteger e dar oportunidades para essas mulheres", afirma o Prefeito Vinicius Claussen.