Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Bombeiros alertam para o perigo dos balões em Teresópolis

16º GBM recebe relatos cada vez mais frequentes de ação criminosa que pode causar incêndios

Após o caso em que um balão caiu em uma residência no Bairro do Golf, a preocupação com esse tipo de ação criminosa voltou à tona, por conta do período de calor intenso que vem deixando a vegetação propícia à ocorrência de incêndios. De acordo com o tenente-coronel Alecrim, comandante do 16º Grupamento de Bombeiros Militares, denúncias sobre avistamento de balões no céu de Teresópolis chegam quase toda semana.
“Infelizmente tem se tornado uma situação até corriqueira, a gente tem recebido informações de balões passando por nossa área de atuação e as pessoas às vezes ligam por avistar no Caleme, Barra do Imbui, várias pessoas tem reportado isso à instituição falando da presença de balões em nossa área”, destacou o comandante.
Mesmo não estando na época do ano mais crítica, o clima está  preocupando os bombeiros de Teresópolis, com uma período longo de estiagem e como o município é cercado por grandes florestas e parques naturais, o risco de se produzir uma queimada é grande.
Incêndios que foram iniciados por queda de balões já causaram muitos estragos em Teresópolis e região e nem é preciso voltar muito no tempo para citar um desses casos. Em agosto do ano passado, por exemplo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro demorou dias combatendo um incêndio florestal de grandes proporções no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) e a causa apontada à época foi de que o fogo teria começado com a queda de um balão na parte alta do parque, na trilha da travessia Petrópolis-Teresópolis, na área do Chapadão, próximo da Pedra do Morro do Açu.
“Aqui na nossa região temos o problema do índice de incendidos florestais. Tivemos nas duas últimas semanas um pequeno período de estiagem, com muito sol, temperaturas altas, muito seco e esses balões contribuem para a destruição  do nosso maior patrimônio na região, destroem nossa florestas e muitas vezes em locais que são até inacessíveis por terra. Temos um prejuízo imenso. Dessa vez o balão caiu em uma área residencial e com o apoio do 30º BPM conseguimos prender um dos responsáveis”
No caso específico ocorrido na última quinta-feira, o balão veio de outro município e caiu em uma residência, quando um bando que seria o responsável por soltar o artefato tentou invadir o imóvel para recuperá-lo e a Polícia Militar acabou intervindo e prendendo um deles. O comandante do 16º GBM enfatiza que a soltura de balões é proibida em todo o território nacional pela lei federal 9605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais.
“Primeiramente precisamos reforçar que essa ação é criminosa. Existe dispositivo especifico na lei de crimes ambientais a respeito desta conduta, que não é só uma ação proibida, mas criminosa. As pessoas estarão sujeitas a pena”, lembrou.
De acordo com o Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano: Pena – detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Denúncias
O comandante Alecrim destaca que o cidadão deve fazer sua parte denunciando a soltra de balões através dos canais tradicionais de comunicações: o telefone 190 da Polícia Militar e o 193 do Corpo de Bombeiros.
“O ideal é que a repressão ocorra na origem, porque são ações que levam perigo aos aviões, tem o risco dos incêndios florestais, que hoje tem um agravante maior: a queda de qualidade do ar. Muitas pessoas suscetíveis a doenças respiratórias vão enfrentar alguma crise decorrente disso e muitas vezes são crianças e sujeitar uma criança a unidade hospitalar com o risco de contrair Covid é um risco ainda maior”, alertou Alecrim. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Operação Lei Seca começa a utilizar drones para monitorar infratores

Agetransp terá concurso público com 25 vagas

Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies

Casal denunciado por furto em mercadinho na Beira-Linha

Caravana da Coca-Cola nesta sexta-feira em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE