Marcello Medeiros
Uma das bandeiras da campanha do atual gestor municipal em defesa da outorga do serviço de água e esgotos em Teresópolis é que o serviço “vai ficar mais barato”. Pode ser até que, futuramente, a tarifa da Águas da Imperatriz seja menor do que a que é aplicada atualmente pela Cedae. Porém, pelo menos nos primeiros meses do próximo ano os moradores do município receberão duas cobranças com o mesmo vencimento, ou aproximado, de concessionárias diferentes. Nos últimos dias, a Cedae começou deixar junto com suas contas um comunicado sobre a saída do município a partir do início do próximo ano. Mas o que chama atenção é que na cobrança que acabou de ser postada, referente ao consumo do final de novembro até o dia 18 de dezembro, a data final para pagamento é no início do mês de fevereiro. Além disso, a Cedae ainda irá enviar pelos Correios novas contas referente ao período de consumo entre 19 de dezembro e 5 de janeiro, provavelmente com vencimento para o início de março. Como nessa data a nova prestadora do serviço já estará em operação no município, portanto buscando receber pela distribuição da água aos moradores locais, buscamos um posicionamento do Grupo Águas do Brasil, responsável pela Águas da Imperatriz. Em nota encaminhada ao Diário, a concessionária informa que vai assumir a operação do saneamento na cidade no dia 6 de janeiro de 2024 e que “as faturas da concessionária começarão a ser entregues a partir de fevereiro”. Ou seja, o tal “vai ficar mais barato” ficará um pouco mais para frente…
Quanto ao vencimento da conta para meses subsequentes, a Assessoria de Comunicação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos informou que significa que o consumidor pode pagar até a data de vencimento que consta para o mês em questão. “A conta é referente ao período de consumo em que foi feita a leitura do hidrômetro, que consta na conta. O cliente pode verificar esse período nas datas e consumo que são informados no canto superior esquerdo da fatura”, explica o documento encaminhado ao Diário.
Operação assistida
O Grupo Águas do Brasil iniciou no último dia 07 a operação assistida dos serviços de saneamento em Teresópolis. Nesta fase, prevista para durar 30 dias, está sendo feita a transição entre a atual empresa e a Águas da Imperatriz, concessionária que ficará responsável pelos serviços na cidade. Durante esse período, os serviços de tratamento de água, distribuição, manutenções e atendimento ao cliente seguem sendo de responsabilidade da atual operadora.
“Ao assumir a administração do saneamento na cidade, em janeiro de 2024, Águas da Imperatriz assegura uma redução de tarifa para os clientes, além de tarifa social para famílias em situação de vulnerabilidade. A concessionária vai gerar empregos no município, contratando funcionários e empresas locais para o fornecimento de insumos e a prestação de serviços”, informa a Águas da Imperatriz.
Tratamento de esgoto
A Águas da Imperatriz informa ainda que tem como meta universalizar a distribuição de água tratada para toda a população e fornecer serviços de esgotamento sanitário para 90% da cidade, de acordo com a meta estabelecida pelo novo Marco Legal do Saneamento. Teresópolis, atualmente, não possui nenhum sistema público de coleta e tratamento de esgoto. A concessionária também diz que irá contribuir para a despoluição dos rios da cidade, principalmente o Rio Paquequer, que tem sua nascente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A concessionária informa que planeja investir na construção de redes de esgoto, estações de tratamento, estações de bombeamento e biodigestores. Vale destacar que os ativos implementados durante o contrato serão revertidos para o município ao final do período de concessão, que é de 25 anos.
“Nossa presença é muito forte no Rio de Janeiro, por isso, fazia total sentido para o Grupo conquistar essa concessão e continuar um trabalho de anos de investimento em infraestrutura, que tem ajudado milhares de brasileiros a conquistarem sua dignidade e bem-estar. A familiaridade com a região, a gestão de operações e os mananciais locais permitirão agilidade no cumprimento das metas estabelecidas pelo contrato”, afirma o diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche.
O nome da concessionária é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II, que também inspirou o nome da cidade, que hoje conta com 165 mil habitantes. Teresópolis – Cidade de Teresa – é um dos principais municípios turísticos do estado.
Prefeito confirma duas contas em fevereiro, mas de “ciclos diferentes” e promete desconto
“O ciclo de cobrança da CEDAE é de 60 dias, ou seja, o consumo de dezembro/23 é cobrado em fevereiro/24. Já na nova concessionária, o ciclo de pagamento será de 30 dias. Portanto, o consumo de janeiro, já na nova operação, será cobrado em fevereiro/24. Não haverá cobrança duplicada sobre o mesmo período de consumo. Já na primeira conta da nova concessionária, haverá um desconto de 10%. Assim, a economia em um ano será de mais de uma conta” informou o prefeito em suas redes sociais.