A Secretaria Municipal de Saúde já vacinou 3968 pessoas contra a Covid-19 em Teresópolis de acordo com números informados na tarde desta terça-feira, dia 2. Responsável pela pasta, Antonio Henrique Vasconcellos concedeu entrevista ao apresentador Hélio Carracena, na DIÁRIO TV, onde explicou o andamento da imunização e explicou quais serão os próximos passos no enfrentamento da pandemia. Ele informou ainda que nesta quarta-feira, 3, estará recebendo um novo lote de vacinas que serão entregues pelo governo estadual para a aplicação da segunda dose.
A expectativa da população é grande quanto à ampliação do público alvo para que mais pessoas consigam se imunizar, por conta disso surgiram dúvidas e críticas nas redes sociais quanto a abrangência da funções que fazem parte da linha de frente da Saúde. Algumas pessoas citaram que equipe de apoio, como manutenção e faxineiros foram imunizados nos hospitais e não deveriam por não serem médicos ou enfermeiros. De acordo com o secretário de Saúde, todas as pessoas que trabalham em locais que atendem pacientes com a Covid-19 devem ser vacinados.
“O recomendado pelo Ministério da Saúde é vacinar os profissionais da saúde e os idosos em instituições de longa permanência nessa primeira fase do Plano Nacional de Imunização. Muitas pessoas confundem, não é só médico e enfermeiro, vai desde o motorista de ambulância até o pessoal da faxina nos centros Covid, a pessoa que vai levar alimentação aos pacientes, todas essas pessoas são profissionais da saúde que atuam na linha de frente. Alguns profissionais de saúde que não atuam diretamente com a Covid estão expostos diretamente, como os dentistas, então também são considerados linha de frente. Todos os idosos foram vacinados, estão protegidos e está chegando a segunda dose para que nós possamos retornar”, explicou Antonio.
Como esse lote que chega agora é exclusivo para a segunda dose, fica o questionamento sobre quando haverá novas remessas para ampliar o número de pessoas imunizadas. De acordo com o secretaria a expectativa é que não deve demorar de acontecer: “A nossa grande preocupação são os idosos e estamos na esperança de que na semana que vem já tenhamos algum reforço na vacinação”.
Na entrevista, o secretário destacou ainda que os casos de contaminação e as internações estão sob constante avaliação e ele observa que o número de internações está caindo: “Tem gente sendo hospitalizada, tem pessoas internadas, mas nós acompanhados o níveis de contaminação e de internação. Há três semanas, tínhamos 8 a 9 pessoas por dia indo para a UPA sendo internada e hoje tivemos duas, então é motivo para repensar algumas ações, porém não é motivo para relaxar, temos que continuar na prevenção, álcool gel, máscara”.
Ordem de vacinação
De acordo com nota enviada pela prefeitura, Teresópolis obedece a orientação do Ministério da Saúde de realizar a vacinação em três estapas: a 1ª fase: profissionais de saúde e idosos em instituições de longa permanência; 2ª fase: idosos maiores de 60 anos de idade; e 3ª fase: pessoas com doenças que trazem maior risco à COVID-19. Também serão profissionais das áreas de educação, força de segurança, sistema prisional e população privada de liberdade;
Balanço da vacinação
Ainda em nota, a Secretaria de Saúde informou que “entre o dia 19 de janeiro e primeiro de fevereiro de 2021, foram aplicadas o seguinte total de vacinas para os grupos prioritários da 1ª fase do Plano de Contingência para Vacinação Contra a Covid-19: Trabalhadores de saúde: 3.796 doses; idosos em instituições de longa permanência: 190 doses; total de vacinações no período: 3.986 doses.
Estado distribui vacinas para segunda dose
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia, nesta terça-feira, a entrega da segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para os 92 municípios do Estado. As 244.560 doses do imunizante são reforço da primeira dose disponibilizada para as secretarias municipais de Saúde, no último dia 19 de janeiro, garantindo que o esquema vacinal seja cumprido no intervalo de 21 dias.
Nesta terça-feira, a partir das 8h, caminhões começam a deixar a Coordenadoria Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói, levando doses da vacina para as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá e São Gonçalo. Para os demais 88 municípios, a entrega será realizada na quarta-feira (03), por via aérea. A partir das 7h, cinco aeronaves, sendo uma da Secretaria de Polícia Civil, duas do Corpo de Bombeiros e duas do Governo do Estado, iniciam a operação para a distribuição das vacinas. A logística prevê que um helicóptero atenderá mais de um município.
Uma nova remessa, com 42.400 doses de CoronaVac, também será enviada aos municípios para que sejam utilizadas como 1ª dose, ampliando a cobertura do público prioritário, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e orientação da SES aos municípios. O quantitativo referente à segunda dose para essas pessoas está reservado e será enviado dentro do prazo para aplicação.
Outras 7.350 doses da vacina Oxford/AstraZeneca também serão encaminhadas para unidades de saúde da rede estadual e militar. Os imunizantes vão reforçar a vacinação dos trabalhadores de saúde da linha de frente do atendimento a pacientes com Covid.