Única em atividade em Teresópolis, a Folia de Reis Estrela Guia, do mestre Reginaldo da Silva Lopes, foi contemplada com prêmio de R$ 15 mil pelo edital “Folia RJ 2”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Tombado pela Secretaria Municipal de Cultura como patrimônio imaterial do Município, o grupo se apresenta neste sábado (06), às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, com entrada franca. Desde 1982, quando foi criada, a Estrela Guia mantém viva a tradição da Folia de Reis em Teresópolis.
Também conhecida como Reisado, a manifestação cultural em forma de auto reúne em sua composição cantadores e instrumentistas como figuras de Reis Magos, palhaços, bandeireiro, festeiros e coro. O grupo sai pelas ruas em um folguedo natalino, liderado por um mestre-folião e um contramestre. A festa remonta à visita dos reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.
A Folia de Reis dura 12 dias, do dia 24 de dezembro, antes do nascimento de Jesus, ao dia 6 de janeiro, data da chegada dos reis a Belém. Essa celebração tem origem espanhola e portuguesa e há pesquisadores que defendem que ela tenha chegado ao Brasil ainda durante o período de colonização. Dessa forma, a Folia dos Reis pode ter sido usada como forma de catequização dos povos indígenas.
SERVIÇO
Apresentação da Folia de Reis Estrela Guia
Dia: 06 de janeiro, sábado, às 19h
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubistchek, bairro de Fátima).
Entrada franca.