Nesta sexta-feira (29), funcionários das agências do Banco do Brasil participarão do Dia Nacional de Paralisação. Durante 24 horas, os trabalhadores cruzarão os braços em protesto contra as medidas de reestruturação da instituição anunciadas recentemente.
A paralisação foi deliberada, coletivamente, em Assembleia Virtual realizada na última segunda-feira que deu aval à participação das agências de Teresópolis a este movimento. O Sindicato dos Bancários afixou cartazes nas agências para alertar e orientar os clientes e usuários do banco sobre os motivos da categoria cruzar os braços.
O plano de reestruturação foi anunciado no início de janeiro pelo Banco do Brasil e representa retrocessos para toda a categoria. A proposta prevê um conjunto de medidas que visam enxugar a estrutura do BB com demissão de cinco mil funcionários, bem como o fechamento de 361 unidades de atendimento, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento
Os sindicalistas também querem chamar a atenção da população para a situação como forma de alerta ao que consideram uma precarização no atendimento. Entre as mensagens dos cartazes, há também o convite à população para que participe dessa luta contra as medidas anunciadas através de ligações e contato com a ouvidoria do banco para reclamar dessas decisões.
A ação faz parte das atividades previstas no calendário de mobilizações contra a reestruturação definido pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e contará com diversas outras mobilizações.
Além do BB, os funcionários de todos os outros bancos têm reclamado de excesso de serviço, redução do quadro de pessoal e outras demandas, entre elas o elevado risco de contaminação pela Covid-19. Durante a pandemia, diversas agências precisaram ficar fechadas devido a casos envolvendo funcionários. Quando isso ocorre, é preciso que o local fique fechado pelo período de cinco dias para realização de procedimento de higienização e troca de toda equipe de atendimento. “Isso faz parte de um acordo nacional caso aconteça a contaminação de algum funcionário. Essa aglomeração toda nos assusta também, logicamente. Por isso estamos pedindo as pessoas que só compareçam aos bancos caso não consigam resolver suas pendências através dos canais digitais ou pelos telefones. Outra orientação é utilizar os caixas eletrônicos em dias e horários com menor movimentação, como nos fins de semana. Se a pessoa tiver dificuldade com esse equipamento, recomendamos levar um parente ou alguém de confiança para auxiliar. Os próprios bancos estão com pessoal reduzido, fazendo o revezamento de funcionários, então procurar outros meios é fundamental. Estamos na luta para melhorar as condições de trabalho dos bancários, pedindo o reforço nos equipamentos de proteção individual e instalação daquelas placas de acrílico nas mesas de algumas agência”, explica Cláudio Mello,.
Febraban destaca canais remotos
“O setor bancário tem orientado o consumidor, por meio de campanhas de mídia e redes sociais, a utilizar os canais remotos para as transações bancárias, com o objetivo de evitar a concentração de consumidores nas agências. Os canais de atendimento remoto, como mobile, internet banking e call centers oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Esses recursos tecnológicos, portanto, dispensam o comparecimento dos consumidores às agências bancárias. Em caso de necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos”, enfatiza um comunicado da Febraban.