Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Polícia Civil prende homem por furto de energia em Teresópolis

Morador de sítio já tem passagem pelo mesmo crime e por andar com moto sem placa

Marcello Medeiros

Um homem residente em sítio no Vale dos Frades, um dos locais mais bonitos de Teresópolis, foi encaminhado para a 110ª Delegacia de Polícia pela terceira vez em poucos meses. O motivo, furto de energia elétrica – que ele já tinha como anotação em sua ficha criminal. O delito foi constatado por policiais da unidade local, com apoio técnico de equipe da perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), em ação realizada em parceria com a Enel, concessionária de energia que atende ao município. “A perícia constatou ligações clandestinas diretamente da rede de baixa tensão do poste da empresa para o interior da residência. O homem já possui anotações criminais por adulteração de sinal identificador de veículo automotor e por furto de energia elétrica”, divulgou a Polícia Civil em seu site no último fim de semana. Nos últimos meses, a PCERJ realizou diversas operações de combate a esse tipo de crime em todo o estado.
Além de ser crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicam todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos tanto para quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Para denunciar furto de energia, basta acessar o site www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx ou o aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Mais de duzentos “gatos”
Em outubro do ano passado, o projeto “Energia Legal”, realizado pela Enel Distribuição Rio com o apoio da Polícia Civil identificou 207 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências no período de uma semana. A operação terminou com uma prisão em flagrante e o registro de três ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligações diretas na rede da distribuidora sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia. Entre as irregularidades constatadas, dois casos identificados em um mercado no bairro São Pedro e em uma boate resultaram em registros de ocorrência na delegacia. “No mercado, a equipe da Enel encontrou uma ligação direta na rede da distribuidora, sem passar pelo medidor de energia, e o responsável pelo imóvel foi preso em flagrante pela Polícia, com fiança arbitrada em cinco salários mínimos. Na boate, um medidor de consumo de energia adulterado foi apreendido pelos técnicos da Enel e o caso foi registrado na delegacia. O proprietário do estabelecimento não estava no local”, informou a Enel naquela ocasião.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ginásio Pedrão recebe o Festival Teresopolitano de Vôlei

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

Carona de motocicleta morre atropelada por caminhão na Várzea

Principal suspeito de homicídio em Santa Cecília é flagrado cometendo tortura

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE