Marcello Medeiros
Isla Gomes
Em solenidade realizada no final da tarde desta terça-feira (09), foi efetivada a troca de comando no quartel do 30º Batalhão de Polícia Militar, em Teresópolis. Desde setembro de 2021 à frente da corporação no município, o Tenente Coronel Alex Marchito Soliva foi transferido para o 26º Batalhão de Polícia Militar, em Petrópolis. Pelo mesmo período comandando o 11º BPM, em Nova Friburgo, o Tenente Coronel PM André de Holanda Cavalcante foi efetivado como novo responsável pelo quartel do nosso município, localizado no bairro de Pimenteiras. Autoridades militares e políticas, além de representantes da sociedade civil organizada, participaram do evento.
Nos quase dois anos e meio encabeçando a função de Comando do 30º BPM, o Tenente Coronel Soliva teve como foco ações de aproximação com a comunidade local, seja no trabalho de campo ou participações em associações e conselhos, sempre buscando ouvir mais detalhadamente as demandas de cada região, e também mudança no esquema de patrulhamento do município para ampliar a sensação de segurança do teresopolitano. Outro ponto marcante foram os trabalhos realizados me parceria com outras forças de segurança para o enfrentamento de um dos crimes que mais preocupa o morador local, o tráfico de drogas. Centenas de prisões e apreensões foram realizadas nos últimos meses.
“Tenho que agradecer a toda sociedade teresopolitana pelo apoio incondicional desde o momento que cheguei, tanto de autoridades públicas, quando instituições envolvidas em processo direto ou indireto pela segurança da sociedade. Saio com um pouquinho de tristeza. Não aprendi a não gostar, mas amar essa cidade. Não escolhe o local onde nasce, mas a cidade que a gente tatua no coração. E Teresópolis está certamente no meu”, relatou ao Diário, visivelmente emocionado. “Já havia passado por outras unidades da Região Serrana, como Três Rios, Friburgo e Teresópolis, e agora recebi essa missão do excelentíssimo secretário de Polícia Militar e vamos lutar para fazer o que nós somos pagos e o que gente assumiu quando prometeu defender a sociedade com o sacrifício da própria vida”, completou.
Conhecedor da região
Além de já ter passado por Teresópolis como subcomandante, o Tenente Coronel Holanda também trabalhou um período no 7º CPA (Comando de Policiamento de Área), que coordena os trabalhos de toda a Região Serrana – experiência que pode contribuir bastante com a nova responsabilidade. “É muito gratificante assumir o 30º BPM. Já havia sido subcomandante em dois momentos. A expectativa é imensa. Sou morador da região e venho de um quartel que tinha metas que consegui bons resultados para a redução da criminalidade, estou disposto a trabalhar em prol da sociedade, essa é nossa missão constitucional”, falou ao Diário o novo Comandante.