Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Inea conscientiza população após avistamento de onça-parda

Equipe da Reserva Biológica de Araras percorreu condomínios onde é comum que animais silvestres apareçam

Nesta última sexta-feira (05), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Reserva Biológica Estadual de Araras, promoveu encontros com a população do município de Petrópolis a fim de conscientizar a mesma a respeito da fauna local. A atividade surgiu a partir de avistamentos de uma onça-parda (Puma concolor) e um gato jaguarundi (Puma yagouaroundi) em condomínios da região de Araras. A fim de acalmar os moradores e dar orientações sobre como proceder em encontros com animais silvestres, o gestor e guarda-parques da unidade de conservação visitaram os dois condomínios em que os felinos foram avistados. A equipe percorreu os locais e conversou com os moradores, que tiraram dúvidas e aprenderam sobre a importância destes animais para o equilíbrio ecológico da região.
“Precisamos entender que estes animais estão na casa deles, o ser humano que invadiu o habitat deles. A região de Araras é uma área extremamente preservada. Caso o animal esteja numa área urbana, a unidade de conservação mais próxima pode ser acionada para resgatar e avaliar o animal, que será devolvido à natureza. O importante é sempre manter a calma em uma situação de encontro”, explica o presidente do Inea, Philipe Campello.
Dentre as diversas técnicas para garantir a segurança tanto do ser humano quanto do bicho, a prevenção é a primeira a ser executada. Os técnicos da Rebio Araras orientaram os moradores a manter as lixeiras tampadas, os animais domésticos protegidos e sempre procurar o Inea caso surjam dúvidas ou algum animal silvestre pela área. “A unidade de conservação se mantém à disposição da população petropolitana”, divulgou a Rebio Araras.

Tags

Compartilhe:

Edição 09/05/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia Civil prende maior desbloqueador de celulares do estado

Casa de José de Alencar em Teresópolis: Cultura busca parceria para abertura de novo espaço de memória

Operação Athos: investigações indicam rixas e planos de assassinatos

Bairro do Alto pode ficar sem agência dos Correios

Unidade K9 da Guarda Civil de Teresópolis ganha agilidade no apoio às forças de segurança

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE