Na próxima sexta-feira, 29, as agências do Banco do Brasil em Teresópolis – nas avenidas Delfim Moreira e Feliciano Sodré – não terão atendimento ao público. A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Teresópolis na última segunda-feira. De acordo com documento assinado pelo Presidente, Cláudio de Souza Mello, “em cumprimento das exigências contidas na Lei nº 7.783/89, avisa aos usuários dos serviços e a população em geral, que os empregados pertencentes à categoria bancária que prestam serviços ao Banco do Brasil S/A, em assembleia realizada em 25/01/2021 deliberaram em paralisar suas atividades a partir da 00h00m até às 23h59m do dia 29/01/2021”.
Além do BB, os funcionários de todos os outros bancos têm reclamado de excesso de serviço, redução do quadro de pessoal e outras demandas, entre elas o elevado risco de contaminação pela Covid-19. Durante a pandemia, diversas agências precisaram ficar fechadas devido a casos envolvendo funcionários. Quando isso ocorre, é preciso que o local fique fechado pelo período de cinco dias para realização de procedimento de higienização e troca de toda equipe de atendimento. “Isso faz parte de um acordo nacional caso aconteça a contaminação de algum funcionário. Essa aglomeração toda nos assusta também, logicamente. Por isso estamos pedindo as pessoas que só compareçam aos bancos caso não consigam resolver suas pendências através dos canais digitais ou pelos telefones. Outra orientação é utilizar os caixas eletrônicos em dias e horários com menor movimentação, como nos fins de semana. Se a pessoa tiver dificuldade com esse equipamento, recomendamos levar um parente ou alguém de confiança para auxiliar. Os próprios bancos estão com pessoal reduzido, fazendo o revezamento de funcionários, então procurar outros meios é fundamental. Estamos na luta para melhorar as condições de trabalho dos bancários, pedindo o reforço nos equipamentos de proteção individual e instalação daquelas placas de acrílico nas mesas de algumas agência”, explica Cláudio Mello,.
Febraban destaca canais remotos
“O setor bancário tem orientado o consumidor, por meio de campanhas de mídia e redes sociais, a utilizar os canais remotos para as transações bancárias, com o objetivo de evitar a concentração de consumidores nas agências. Os canais de atendimento remoto, como mobile, internet banking e call centers oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Esses recursos tecnológicos, portanto, dispensam o comparecimento dos consumidores às agências bancárias. Em caso de necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos”, enfatiza um comunicado da Febraban.