Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro, anuncia a FGV

- Alta de dezembro para janeiro foi puxada pelos aumentos da inflação da mão de obra

O Índice Nacional de Custo da Construção–M (INCC-M), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,93% em janeiro deste ano. A taxa é maior que a de dezembro: 0,88%. Com o resultado de janeiro, o INCC-M acumula inflação de 9,39% em 12 meses. A alta de dezembro para janeiro foi puxada pelos aumentos da inflação da mão de obra, que subiu 0,61% em janeiro ante 0,06% em dezembro, e dos serviços, que passou de 0,38% em dezembro para 0,48% em janeiro. Os materiais e equipamentos tiveram queda na de inflação de dezembro (2,08%) para janeiro (1,43%).

Já o Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getulio Vargas, teve queda de 1,4 ponto em janeiro e atingiu 92,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Essa foi a primeira queda do indicador depois de seis altas consecutivas. Em janeiro, houve piora na confiança em relação tanto ao presente quanto ao futuro. O Índice da Situação Atual, que mede a satisfação do empresariado da construção em relação ao presente, recuou 1,9 ponto e atingiu 90,5 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresário da construção em relação aos próximos meses, teve queda de 0,9 ponto e chegou a 94,6 pontos.
“O ano se inicia com um arrefecimento no ânimo dos empresários da construção. O resultado ocorre no momento em que vem ganhando destaque a elevação dos preços dos insumos setoriais entre os fatores assinalados como limitantes aos negócios. Desde setembro, o custo dos materiais vem crescendo como fator limitativo, associado ao expressivo aumento dos preços observados a partir desse período. Essa questão deve se manter entre as principais dificuldades do setor nos próximos meses”, disse a pesquisadora da FGV Ana Maria Castelo. O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor subiu 1,1 ponto percentual e chegou a 74%.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rua Oscar José da Silva, em Pimenteiras, está interditada para reparos

Corrida pela Conscientização do Autismo reúne grande público em Teresópolis

Trilha 360, um caminho para conhecer melhor a Serra dos Órgãos

Obras de escolas fechadas há anos são retomadas em Teresópolis

Evento gratuito reúne empreendedores e promove rodada de negócios em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE