Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Controle de agrotóxicos do estado do Rio é destaque no Brasil

- Sistema integrado permite melhor fiscalização sobre a utilização do produto nas lavouras

Passado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, celebrado em 11 de janeiro, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento ressalta a importância da conscientização dos produtores e consumidores sobre os riscos para a saúde e o meio ambiente pelo uso indiscriminado desse tipo de produto. O estado do Rio conta com o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) para auxiliar no controle do uso de agrotóxicos nas produções fluminenses. A plataforma permite que a equipe de Defesa Agropecuária controle e monitore a entrada, a comercialização, o uso e a devolução das embalagens vazias em todo o estado. “Valorizamos o trabalho e a saúde dos nossos pequenos produtores e os produtos que vão chegar até a mesa da população. Por isso, o controle do uso de agrotóxicos é feito com toda segurança e rigidez. O sistema on-line centraliza informações que integram o cadastro, a comercialização, receituário agronômico e a fiscalização do uso dos agrotóxicos”, explicou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Segundo o coordenador de Defesa Vegetal, Leonardo Vicente, graças a essa plataforma, no ano de 2020 mais de 95 toneladas de embalagens vazias foram retiradas do campo e levadas para um destino ambientalmente adequado. “Estamos na vanguarda do controle de agrotóxicos, com ações para garantir que o alimento ofertado à população não contenha resíduos. E isso se reflete na qualidade de vida do nosso produtor rural”, ressaltou o coordenador.
De acordo com uma regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, todos os produtores de vegetais frescos do Rio de Janeiro deverão utilizar a rastreabilidade em seus produtos. “E a Secretaria de Agricultura vem dando todo apoio técnico aos trabalhadores, gerando mais transparência em todo processo, o que gera valor para os produtos fluminenses”, divulgou o governo estadual.
 
Sistema de Integração Agropecuária
O Sistema de Integração Agropecuária (Siapec) é um dos sistemas mais modernos de controle de agrotóxicos do Brasil. Foi desenvolvido para atender às demandas de gestão das atividades da Defesa e Inspeção Agropecuária. Com essa plataforma on-line é possível monitorar e realizar o controle de resíduos de agrotóxicos na produção de vegetais frescos, com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança desses produtos para o consumidor. O Siapec é o único sistema que conta com o método de devolução de embalagens, mediado de forma on-line, dando acesso a alimentos com segurança e isentos de resíduos prejudiciais à saúde. Além disso, colabora no controle desse importante insumo para combater as pragas que prejudicam as lavouras e os agricultores, reduzindo custos e melhorando a qualidade de vida do produtor rural.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Evento gratuito reúne empreendedores e promove rodada de negócios em Teresópolis

Pedestre morre atropelado por motociclista no Bom Retiro

LEÃO SOLIDÁRIO EM TERESÓPOLIS: Parte do Imposto de Renda pode ser convertida em benefícios para programas sociais

Corrida pela Conscientização do Autismo reúne grande público em Teresópolis

Conta de luz terá bandeira amarela em maio, decide Aneel

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE