A Secretaria de Desenvolvimento Econômico se reuniu nesta quinta-feira (21/01) com representantes da Nissan, dando continuidade a uma série de conversas com montadoras de veículos instaladas no estado do Rio de Janeiro.
Desde o início da operação industrial no Rio de Janeiro, em 2014, foram investidos mais de R$ 3 bilhões no estado. Para além desses investimentos, em seis anos, a presença da Nissan injetou R$ 1 bilhão na economia fluminense, em termos de remuneração salarial, sem contar o recolhimento de impostos.
– Em nossa conversa, a Nissan reafirmou o compromisso com o estado do Rio – destaca o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Leonardo Soares. – O complexo industrial em Resende emprega a quantidade mais expressiva de funcionários dentro dos locais de operação da Nissan no Brasil. São cerca de 1.700 empregos diretos. Contando empregos indiretos e fornecedores, a folha da Nissan no Rio chega a quase 2 mil famílias. É uma operação de extrema importância para o Estado – reforça o secretário.
– Reitero que a segurança jurídica e o respeito aos contratos são princípios basilares para o desenvolvimento do negócio e a atração de investimentos. Fico muito satisfeito com a disposição da Secretaria de Desenvolvimento nesse sentido – agradeceu o diretor de Relações Externas e Governamentais da Nissan do Brasil, Pedro Bentancourt.
Na reunião foi alinhada parceria para ampliar a visibilidade do Inova-San, programa de inovação e empreendedorismo realizado pela Nissan junto a universidades e escolas técnicas do Sul Fluminense. Criado em 2019, o programa incentiva o desenvolvimento de soluções para problemas reais das cidades localizadas nos arredores do Complexo Industrial da Nissan em Resende.