Marcello Medeiros
“Não esqueça minha Caloi”. Quem foi criança nos 70 ou 80, com certeza usou muito essa frase para tentar convencer seus pais ou responsáveis na escolha do presente de Natal, aniversário ou qualquer outra data especial onde houvesse a oportunidade de ganhar uma bicicleta de tão famosa e criativa marca. Já a geração atual, talvez, não tenha a oportunidade de se envolver em algo tão grande que vá além das “telinhas tecnológicas”. Por isso, um grupo de apaixonados por carros antigos em Teresópolis realizou um evento teste para motivar a utilização de bicicletas para passear, tendo como foco aquelas que fizeram muito sucesso em outras épocas. Neste domingo, 24, um grupo de ciclistas, incluindo duas crianças, percorreu algumas ruas do município em duas rodas utilizando clássicos da Caloi e Monark, além de bikes mais modernas, mas inspiradas na elegância daquelas de outrora. O evento é dos teresopolitanos do “Go Bugs Air-cooled”.
“A gente tem grupo de Fusca e derivados, o Go Bugs, com encontros mensais, com uma galera que também tem muita bike antiga e animada para andar. Assim surgiu a ideia de fazer o primeiro ‘Go Bikes’, bastante inclusivo, onde inclusive crianças podem participar, esposas, toda a família… E nos dias de hoje é muito importante, porque tem muitas coisas que estamos perdendo crianças não andam de bicicleta e estamos querendo resgatar isso”, relata Rodrigo Santiago, um dos responsáveis pelo grupo apaixonado pelos VWs e, agora, também pelas bicicletas antigas.
Foram vistas no encontro clássicos como a Monareta e Berlineta, além de uma ainda muito cobiçadíssima Caloi ExtraLight, bicicleta que, de tanto sucesso, acaba de ser relançada pela empresa. “Ela é tão interessante que a própria Caloi resolveu relançar. Era um sonho de toda pessoa da minha faixa etária e agora o meu filho está tendo prazer de andar para cima e para baixo, “destruindo ela”, como fazíamos naquela época”, destaca o antigomobilista Sérgio Castelo Branco.
Para as próximas gerações
Os ciclistas saíram de um posto de gasolina na Feliciano Sodré, seguiram até a Praça da Matriz de Santa Teresa, passaram pela Praça Olímpica Luís de Camões e retornaram para o mesmo estabelecimento pela Rua Carmela Dutra. O passeio “das magrelas de outros tempos” teve uma enorme repercussão positiva nas redes sociais do Diário. Tanto que, devido à aprovação do evento teste, o próximo já está marcado: 21 de novembro, às 10h, saindo do posto Resende (Avenida Lúcio Meira, 411, na Várzea). Então, se você tem em casa uma Monark Brisa, uma Barraforte ou qualquer outra bicicleta antiga ou clássica, que tenha marcado uma fase de sua vida, que tal se juntar ao Go Bikes? “É reviver, valorizar um pouco de história. Hoje é tudo descartável, usa dois anos ou menos e joga fora ou vende para comprar outra. Queremos ensinar as próximas gerações a cuidar melhor do que tem, para ter um pouco de história para contar, lembrar de bons passeios como esse”, enfatiza “Serginho”.
2º GO BIKES
Dia 21 de novembro – Posto Rezende (Ao lado do McDonald´s)
Concentração às 9h30 para saída às 10h. Rota: Casa & Vídeo – Reta – Av. Delfim Moreira – Parada na Praça Santa Tereza – Parque Regadas – Reta – Retorno ao Posto Rezende. Em caso de chuva o evento será adiado.
Regras: Crianças somente acompanhadas de um responsável. Proibido ultrapassagens e manobras perigosas. Uso obrigatório de máscara de proteção. Indicado o uso de capacete.