Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Covid-19: Tudo pronto para começar a vacinação em Teresópolis

Prefeitura explica redução do lote inicial de vacinas, que será de 4.700 doses da Coronavac

A Prefeitura de Teresópolis receberá, até esta terça-feira, 19, 4.700 doses da vacina contra a Covid-19 para imunização dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus no município e idosos moradores de instituições de longa permanência. “A Secretaria de Saúde vai aplicar, a partir desta terça ou quarta, a primeira dose neste público-alvo e, dentro de, no máximo, 28 dias, conforme recomendado pela Anvisa, irá aplicar a segunda dose para eficácia da imunização. A própria Secretaria vai entrar em contato com os imunizados para agendar a aplicação da segunda dose”, divulgou a Assessoria de Comunicação nesta segunda. “O estado fez uma lista dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid e também de todos os idosos que estão em instituições de longa permanência. Vamos ter equipe volante indo às unidades de saúde para fazer a vacinação in loco”, explicou o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos.
O secretário mencionou que a previsão inicial era receber 10 mil doses da vacina, porém a Anvisa liberou apenas a vacina produzida na Índia, a CoronaVac. A vacina produzida no Brasil, pelo Instituto Butantan, ainda está em fase final de liberação. Assim, todos os estados, e consequentemente os municípios, vão receber quantidade menor do que a prevista inicialmente. Quanto à chegada de novo lote da vacina a Teresópolis, o secretário de Saúde frisou que o Ministério da Saúde e o governo do estado aguardam a liberação de lote que foi envasado pelo Butantan, com 4,8 milhões de doses. Assim que essas doses forem liberadas, virá nova quantidade para o município.
Conforme o Plano Municipal de Contingência de Vacinação Contra a COVID-19, o sistema drive-thru segue como estratégia de imunização do público-alvo assim que a Secretaria de Saúde receber um quantitativo maior de doses. “Já preparamos toda a logística para a implantação do drive-thru no Alto e em São Pedro, na área urbana, e em Pessegueiros, no Segundo Distrito, e Bonsucesso, Terceiro Distrito, no interior. Além das equipes do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) para vacinação de acamados”, pontuou Antonio Vasconcellos. Também foi informado que a secretaria municipal de Saúde tem em estoque 150 mil agulhas e seringas, sendo 56.900 vindas do governo do estado.

Aos pés do Cristo Redentor
O estado do Rio de Janeiro deu início oficial à vacinação contra a Covid-19, nesta segunda-feira, 18, em cerimônia realizada aos pés do monumento do Cristo Redentor. As primeiras pessoas do estado a receberem a vacina, às 18h22, foram a técnica de enfermagem Dulcinea da Silva Lopes, 59 anos, que trabalha no Hospital Ronaldo Gazola, e a idosa Teresinha da Conceição, 80 anos, moradora do Abrigo Cristo Redentor. As doses foram aplicadas pela enfermeira Adelia Maria dos Santos e pelo primeiro-tenente bombeiro Angelo da Silva.
Após ser vacinada, Dulcinea falou sobre como estava se sentindo. "A emoção, não tem como descrever. Aos pés do Cristo Redentor, onde eu nunca tinha vindo. Todos os profissionais de saúde, não só os que estão na linha de frente, devem ser vacinados. A gente continua forte. Tem que ter garra para poder trabalhar na enfermagem em um momento desses", disse a enfermeira.
O governador do Rio, Cláudio Castro, o prefeito, Eduardo Paes, e o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, estiveram presente na abertura da vacinação na capital fluminense. O estado do Rio receberá 487.520 doses, direcionadas aos grupos prioritários: trabalhadores da saúde que atendem pacientes de Covid-19, idosos em abrigos de longa permanência e indígenas aldeados.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 07/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Jovem acusado de tráfico é preso no bairro do Pimentel

Guarda Civil Municipal promove ações pelo Maio Amarelo

Congresso da Juventude reúne mais de cinco mil pessoas em Teresópolis

Estácio promove semana sobre desenvolvimento socioemocional

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE