Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Detran.RJ amplia serviços do programa “Cidadania Sobre Rodas”,

Procedimentos voltados para pessoas com deficiência serão concentrados no Posto Detran-Acessível

Desde esta terça-feira (19), dentro do programa Cidadania Sobre Rodas, todos os procedimentos para a emissão da primeira habilitação do público PCD, desde abertura do processo até a retirada do documento, podem ser realizados no Posto Detran-Acessível, na Francisco Bicalho, no Centro do Rio. No mesmo local e de forma gratuita, os candidatos PCDs poderão dar entrada na documentação necessária, fazer exames médicos, realizar aulas e provas teóricas e práticas e, por fim, retirar a carteira de habilitação.
“Vamos concentrar todas as etapas do programa Cidadania sobre Rodas em um único local, totalmente adaptado às especificidades das pessoas com deficiência. Além disso, o departamento vai oferecer aulas teóricas, que eram realizadas apenas em autoescolas. Estamos adotando medidas para dar mais comodidade e facilitar a vida do público PCD”, destaca o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.
A enfermeira Edna Frazão, de 50 anos, que tem limitação no movimento das pernas devido a um AVC, elogiou as instalações e o atendimento do programa Cidadania Sobre Rodas. “Estou me sentindo muito acolhida por todos. Este sonho não é só meu, mas também do meu marido, que sempre me deu força para tirar a CNH. Além da estrutura do Posto Detran- Acessível ser incrível, os professores e funcionários são muito atenciosos. Obrigado ao Detran pela oportunidade!”, agradeceu a moradora de Guadalupe, que realizou a primeira aula teórica do Posto Detran Acessível.
Para se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, o candidato deve comparecer, no Dia D, ao Posto Detran-Acessível ou em 15 Ciretrans espalhadas pelo estado, munido de documentação necessária. A próxima edição do Dia D, a primeira deste ano, será no dia 5 de abril.
Nesta data, o público PCD terá atendimento prioritário em todas as unidades de identificação civil e habilitação do departamento. Já os serviços veiculares poderão ser realizados no Posto Detran-Acessível. Em 2024, serão quatro edições do Dia D.
O programa Cidadania Sobre Rodas é destinado a pessoas com deficiência que necessitam de carro adaptado. Desde a sua implantação, em 2008, mais de dois mil condutores PCDs foram habilitados de forma gratuita.

Renovação de CNH em clínicas médicas
Desde o dia 29 de janeiro, pessoas com deficiência física estável podem fazer a perícia médica para renovação de suas carteiras de habilitação diretamente nas clínicas médicas credenciadas pelo Detran.RJ em todo o Estado do Rio. A medida tem o objetivo de oferecer mais conforto e comodidade ao público PCD na renovação da CNH. A perícia pode ser feita em uma das clínicas mais próximas à residência – como já ocorre com os exames médicos dos demais usuários, deixando de ser necessário submeter-se à junta médica pericial do Detran.RJ.

Tags

Compartilhe:

Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE