No final da manhã desta segunda-feira (15), a Assessoria de Comunicação da Prefeitura confirmou ao Diário a informação sobre o aumento do número de casos de dengue e óbitos relacionados à doença no município. Subiu para quatro o número de mortes em consequência da moléstia transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Também até esta data, e anotando desde o dia 1º de janeiro, chegou a 900 o número de casos no município. Desses, 74 pessoas precisaram de internação médica. Não foi informado se no momento há alguém em tratamento em unidade hospitalar.
“A Secretaria de Saúde reitera que disponibilizou, de maneira emergencial, a sala de hidratação 24h na Unidade de Cuidados Intermediários em Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, para a recuperação plena dos pacientes que testaram positivo para a doença”, informa a PMT. Em casos de sintomas como manchas vermelhas no corpo, febre alta, dor no corpo e vômito, procure uma de nossas unidades de atendimento 24h como a UPA24h, o SPA Bonsucesso ou a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Eltel Abdallah, no bairro de São Pedro.
Números no país
O Brasil já registrou, desde o início do ano, 3.062.181 casos prováveis de dengue. O número já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos. Desde o início do ano, foram registradas 1.256 mortes por dengue em todo o país. Outros 1.857 óbitos estão em investigação. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses.
Também segundo o Ministério da Saúde, nove unidades federativas estão com tendência de queda consolidada no número de casos de dengue: Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal. Outros 13 estados apresentam com tendência de estabilidade: Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe permanecem com tendência de aumento no número de casos.