Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Prefeitura explica notificações para empresas do Simples

Cerca de 1.600 firmas de Teresópolis foram intimadas pela Secretaria de Fazenda

Após a redação do jornal O Diário e Diário receber informações de empresários de vários setores que estariam recebendo notificações da Secretaria Municipal de Fazenda sobre a exclusão do Simples Nacional, entramos em contato com a prefeitura municipal para tentar um esclarecimento sobre o assunto – que poderia mudar a realidade do comércio local e, consequentemente, causar centenas de demissões se houver a necessidade de pagamento de impostos mais altos. Em nota, a Assessoria de Comunicação da PMT explicou o motivo dos procedimentos adotados e como funciona o novo sistema de cobrança da gestão. “O Município de Teresópolis implantou em 09/2019, no seu sistema de ISSQN, o Módulo de Gestão do Simples Nacional, que realiza o cruzamento dos dados referentes às movimentações das notas fiscais emitidas pelo contribuinte, com a declaração feita no Portal do Simples Nacional. Assim, aproximadamente 1.600 empresas foram intimadas em 17/09/2019, para verificar e sanar suas divergências”, justificou.
Também segundo o documento, as divergências apontadas pelo sistema são: Base de Cálculo DAS-D ISS Próprio diferente NFS-e (Nat. Op. No Mun.); Base de Cálculo DAS-D diferente da NFS-e (ISS Retido); Optantes sem DAS-D e sem emissão de NFS-e; Pagamento de DAS-D não localizado; Contribuinte não é estimado/fixo; ISS fixo declarado diferente da estimativa do município; Contribuinte não é estimado/fixo; Optantes sem DAS-D e sem emissão de NFS-e; e • Optantes com DAS-D e sem emissão de NFS-e. Logo, cerca de 14.000 divergências foram encaminhadas aos seus responsáveis para ciência e verificação.
Também de acordo com a PMT, em 2020, no mês de setembro, o mesmo procedimento foi realizado, assim, intimando os que possuem divergências a saná-las. Divergências estas referentes aos exercícios de 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020. “Diante do não atendimento as intimações, o Município de Teresópolis, através do Departamento de Fiscalização da Secretária de Fazenda, emitiu, em 17/11/2020, os Termos de Exclusão do Simples Nacional para os contribuintes que não cumpriram as divergências informadas, concedendo-lhes prazo de 30 (trinta) dias para atendimento.
No período de 23/11/2020 a 21/12/2020, o Departamento de Fiscalização realizou agendamento de atendimento para esclarecer possíveis dúvidas dos contribuintes, sendo atendidas, até o momento, cerca de 187 empresas”, informou.
Após o encaminhamento do pedido de exclusão para o Simples Nacional, o mesmo concede aos contribuintes prazo até o dia 31/01/2020 para sanar as divergências, podendo ainda manterem-se no Regime Simplificado de Recolhimento Tributos, caso cumpram as pendências. “A Fiscalização realizada aos contribuintes do Simples Nacional, não visa cobrar mais impostos, e sim evitar a evasão fiscal e verificar o imposto devido”, pontua o documento.
Quanto da falta de pagamento dos débitos referentes ao exercício de 2020, diante da pandemia da COVID-19, o a PMT informou que "não irá enviar os arquivos de exclusão, os quais serão reavaliados no exercício de 2021, seguindo o posicionamento do Comitê Gestor do Simples Nacional, que não irá excluir por falta de pagamento". 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 07/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Jovem acusado de tráfico é preso no bairro do Pimentel

Guarda Civil Municipal promove ações pelo Maio Amarelo

Congresso da Juventude reúne mais de cinco mil pessoas em Teresópolis

Estácio promove semana sobre desenvolvimento socioemocional

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE