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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Hábitos dos passageiros do transporte público em Teresópolis dão sinais de mudança

Sistema de monitoramento nos ônibus incentiva a utilização correta do cartão de gratuidade

Quem usa o transporte público em Teresópolis já notou que toda a frota tem instalada as câmeras de biometria facial acima do validador. E esse equipamento provocou a alteração esperada por empresas de ônibus e pela Riocard Mais, a operadora do sistema de bilhetagem, no comportamento dos passageiros. Principalmente com aqueles que usam cartões de gratuidade. Um dos planos de ação traçado entre Riocard e sindicato das empresas de ônibus após a o monitoramento em relação ao uso do transporte público no ano de 2023 era conscientizar a população em relação ao correto uso do cartão de gratuidade. Uma medida importante para Teresópolis, que atinge 42% dos embarques gratuitos, um dos maiores índices do Estado e quase duas vezes superior à média no país.
O combate às fraudes é contínuo, sem data para terminar. O intuito segue sendo alertar a população quanto às fraudes em cartões de idosos, estudantes e pessoas com necessidades especiais. Quem emprestou o bilhete nesse período e foi identificado pela biometria facial precisou comparecer à loja da Riocard Mais para conferir as imagens capturadas e entender o risco da suspensão do benefício, pessoal e intransferível.

Pagamento digital apresenta crescimento
Outro desdobramento da pesquisa para os clientes foi a campanha de incentivo ao pagamento via Cartão Digital. Quarenta e sete por cento dos entrevistados não sabiam que poderiam economizar fazendo integração com o Riocard Mais, o único cartão do Estado que garante desconto nas tarifas. E 41% das pessoas ouvidas confirmaram pagar a passagem em dinheiro.
Com uma campanha de marketing voltada para estimular a forma virtual de pagamento, a Riocard Mais contabiliza, em 2024, o dobro de embarques pelos clientes que usam a função digital do aplicativo na cidade. “Estabelecer essa relação com o passageiro que pagava em dinheiro foi uma das nossas intenções. A pesquisa revelou um alto número de clientes que utilizam pelo menos dois meios de transporte. Ou seja, elas faziam a integração e não aproveitavam o desconto tarifário que somente a Riocard Mais proporciona”, explica Melissa Sartori, gerente de marketing e produtos da empresa.

Edição 23/11/2024
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