A cerimônia de nomeação do Centro Operacional da Guarda Municipal Prefeito Márcio Catão foi realizada nesta quarta-feira (22), na sede da GCM (Rua Heitor de Moura Estevão, 300 – Várzea). O evento contou com a presença de autoridades, familiares de Márcio Catão e dos vereadores Teco Despachante, que propôs a homenagem a Catão, e Paulinho Nogueira. Emocionada, a esposa Cristiane Lameirinhas Aguiar agradeceu a homenagem ao marido. “Falar do nosso gordinho, como era chamado por muitos, é fácil. Márcio sempre foi uma pessoa que pensou em todos em primeiro lugar. Quem o conhecia sabia o quanto ele era especial e o quanto ele faz falta para todos nós. Agradeço a todos da Guarda Municipal por esta homenagem. Ele segue em nossos corações”. Cristiane estava acompanhada do filho Eduardo Vinícius e da mãe Gina Lameirinhas.
Também prestigiaram a cerimônia a mãe de Márcio Catão, Maria José, os irmãos Marco Aurélio e Marcelo, amigos e companheiros de vida e de trabalho, como o diretor da Viação Teresópolis, Marco Antônio Freitas, e o empresário Henrique Carregal.
O vereador Teco Despachante lembra que “Quando o Márcio encontrava cada um de nós era um abraço, um carinho, um olhar atencioso e uma palavra otimista. Ele foi mais do que um prefeito, foi um exemplo de dedicação à cidade, empreendedorismo e amor à sua terra. Seu legado transcende o limite da administração pública. Márcio sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento local. Sua habilidade excepcional no trato com as pessoas era sua marca na vida particular e pública”, frisou Teco.
O comandante do 30º BPM, tenente-coronel Ferreira, e membros do Conselho Comunitário de Segurança também estiveram presentes.
História de Márcio Catão
O teresopolitano Márcio Hastenreiter Catão foi diretor da Viação Teresópolis, superintendente do Teresópolis Shopping e prefeito de Teresópolis entre 2015 e 2016, além de ter exercido o cargo de vice-prefeito em 2012 e 2015.
Filho de Maria José e Joel Catão, o empresário era irmão de Marco Aurélio, Marcelo e Mozart Catão, alpinista morto em uma avalanche em 1998, quando escalava o Monte Aconcágua. Pai de três filhos e dois netos, Catão era casado com Cristiane Aguiar.
O empresário foi aluno do CEEB (Colégio Estadual Edmundo Bittencourt) e do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), onde se formou em Administração. Catão faleceu no dia 28 de janeiro de 2023, aos 59 anos.