Cerca de uma semana depois de prender quatro pessoas que estavam como destinatárias de cargas de maconha enviadas pelos Correios, entre elas um morador de Teresópolis, a Polícia Civil prendeu o remetente do material entorpecente na madrugada desta sexta-feira (24). A prisão do homem de 27 anos ocorreu no Paraná, depois de ser postada mais uma grande quantidade de Cannabis sativa, incluindo novamente Teresópolis como um dos locais a receber. A investigação foi realizada por agentes da 110ª Delegacia de Polícia em parceria com a Polícia Civil paranaense.
“Esse é o resultado de um bom trabalho realizado em conjunto com a Polícia Civil do Paraná. Essa pessoa estava enviando drogas para municípios do Rio de Janeiro e outros estados. Primeiro prendemos quatro pessoas que receberiam as cargas de maconha, em flagrante, por tráfico, e agora, mais uma grande carga apreendida tendo a mesma pessoa como remetente, no Paraná”, destaca o Delegado Marcio Dubugras, Titular da 110ª Delegacia de Polícia. “Agora vamos buscar informações de onde vinha essa droga, pois tudo indica que não é do Brasil. Também vamos continuar atrás de outras pessoas que fazem parte dessa quadrilha, inclusive aquelas que receberam material desse mesmo remetente em meses anteriores”, completa.
Para a autoridade policial do município, o forte trabalho realizado pelas forças de segurança de Teresópolis, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e Guarda Civil Municipal – com a equipe de cães farejadores – tem feito os traficantes buscarem outros meios para continuar abastecendo o mercado de venda de material entorpecente ilícito.
“Eles estão sempre buscando outras alternativas. Como diariamente temos prendido pessoas envolvidas com drogas em Teresópolis, fazemos um monitoramento sobre a chegada dessas drogas nas comunidades, eles buscam outros canais. Flagramos agora pelos Correios e vamos continuar investigando esse meio, então deles devem procurar outra maneira de recebe e enviar os entorpecentes, mas estaremos atentos”, enfatiza Dubugras.
Importante frisar que a participação popular na investigação é prevenção de crimes é fundamental. A 110ª Delegacia de Polícia funciona na Rua Alfredo Rebelo Filho, 883, bairro do Alto, e atende nos telefones (21) 2641-6623, 2642-9252, 2642-9522 e 98596-7091.
Destino das drogas
As drogas apreendidas ficam acauteladas em local extremamente seguro. De tempos em tempos, a Polícia Civil realiza a incineração desses entorpecentes. Na última ação, foram 350 quilos de drogas diversas, entre elas maconha, cocaína, crack e lança perfume, e outras em menor quantidade, recolhidos em ações da PM, PCERJ e Polícia Rodoviária Federal. “A gente vai apreendendo e espera uma grande quantidade, pois não tem como fazer sempre. Essa situação demanda processo que exige, além da perícia criminal no material, autorização judicial para poder fazer a incineração”, informa o Delegado.