Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Começa mais uma floração do Margaridão em Teresópolis

Também conhecida como Girassol Mexicano, grande flor amarela deixa cidade ainda mais bonita

Em um contraste espetacular com os dias azuis característicos do Outono, a floração de uma espécie bastante comum em nosso município tem deixado Teresópolis ainda mais bonita. Vista em praticamente todas as regiões com suas vistosas flores amarelas, que dançam ao sabor do vento com os grandes caules, a Thitonia diversifolia, conhecida popularmente como Margaridão, Girassol Mexicano ou ainda Mão de Deus, tem atraído muitos olhares e publicações em redes sociais. “Impossível não perceber a linda floração amarela alaranjada dessa flor chamada popularmente de margaridão e muito encontrada essa época do ano em rodovias, terrenos baldios e locais onde ocorreram deslizamentos, pois é uma planta pioneira que se adapta muito bem ao solo”, enfatiza a Bióloga Hayssa Dumard.

https://chat.whatsapp.com/Gw7eSsf7zg9LDWc3yI2FjX

Essa planta possui inflorescência disposta em capítulos com corola amarela que pode ser propagada por estacas ou sementes, florescendo entre outono e inverno. Além de encantar e servir de ornamentação natural em ambientes que foram degradados pelo homem ou mesmo sofreram com intempéries da natureza, o Margaridão é procurado por outras espécies. “Ela chama atenção também dos beija-flores, abelhas e borboletas, que fazem a sua polinização, e quando a semente está madura quem se aproxima são as maricatas”, explica Hayssa.

A parte aérea da planta pode ser utilizada como chá, indicado para atenuar a síndrome de abstinência a drogas psicotrópicas em dependentes químicos (álcool, fumo) e também diabetes, dor de cabeça, diarreias, anti-inflamatório, febre, hepatite, malária e ascaridíase. Porém, para essa utilização é indicado comprar o produto industrializado, para evitar a preparação de modo incorreto ou com partes que tenham propriedades diferentes do indicado e que podem vir a causar problemas graves.

Essa planta possui inflorescência disposta em capítulos com corola amarela que pode ser propagada por estacas ou sementes, florescendo entre outono e inverno

“Em caso de utilização de plantas para chás, a gente tem sempre que saber sempre qual parte é utilizada, pois a parte errada pode causar graves problemas. No caso da Thitonia, ela é anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. Ela também usada na área rural como adubo verde por ter grande concentração de NPKA, no cultivo de milho e feijão, por exemplo”, pontua a Bióloga.

Não corte
O problema dessa planta são as proporções que ela toma e, no período sem flores, fica apenas um grande arbusto, de quase três metros. Porém, não deve ser retirada. Devido à sua característica de se propagar com extrema facilidade e prosperar em encostas e terrenos que sofreram com a ação humana ou mesmo ações naturais, mesmo sem suas grandes flores amarelas, elas contribuem para o equilíbrio de ambientes que por vezes necessitam de um longo período de recuperação, como encostas. As margens de cursos d´água, cuja mata ciliar tenha ficado comprometida, são outros locais comuns às plantas dessa espécie.

“Ela é muito encontrada essa época do ano em rodovias, terrenos baldios e locais onde ocorreram deslizamentos, pois é uma planta pioneira que se adapta muito bem ao solo”, enfatiza a Bióloga Hayssa Dumard

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

MPRJ traça estratégias de prevenção com mapeamento de risco geológico de Petrópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE