Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Teresópolis sedia sua primeira “Jane’s Walk”

Organizado pela Estácio, passeio inédito de cidadania e urbanismo será realizado neste sábado

Neste sábado, dia 4, a partir das 10h, Teresópolis receberá pela primeira vez o movimento “Jane ‘s Walk”, que busca promover o apreço pela vida urbana a pé por meio de caminhadas guiadas por cidadãos inspirados na urbanista e ativista Jane Jacobs. A iniciativa visa encorajar as pessoas a compartilhar suas experiências e histórias sobre seus bairros, descobrindo aspectos não explorados de suas comunidades através da caminhada, que representa um momento de conexão, troca de vivências e convívio social. Sem necessidade de inscrição, o evento é gratuito.
Teresópolis será a única cidade do estado do Rio, fora a capital, a sediar o “Jane’s Walk” este ano. O tour terá como ponto de partida o campus da Estácio Teresópolis e seguirá pelas ruas da Várzea, para que os participantes possam contemplar a azulejaria, patrimônio cultural da cidade.
A cidade foi inscrita pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio Teresópolis, Ecléa Morais: “Eu faço parte dessa iniciativa desde 2024. Esse movimento incentiva a realização de passeios comunitários a pé, levando as pessoas para as ruas para experimentar e discutir a qualidade do ambiente urbano em que vivem. No curso de Arquitetura e Urbanismo, estudamos Jane Jacobs e Kevin Lynch, autores que defendem a prática do urbanismo no cotidiano das cidades, na preservação da paisagem natural e na humanização dos ambientes urbanos através da concepção de espaços a partir da escala humana”, comentou Ecléa.
O movimento está sendo organizado pelo EMAU UNESA – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Estácio. Para Izabella Barreto, coordenadora EMAU Teresópolis, a participação desse evento mundial corrobora com o pensamento dos alunos e monitores da instituição e de todo o bom profissional de pensar e ver a cidade de uma forma melhor e mais humana. “Como professora do Ateliê Paisagem me deparei com muitos alunos nascidos e criados no próprio município e que mesmo assim não reconhecem a cidade onde vivem. E com esse movimento além de colocar em prática análise de percurso e estudo da paisagem, homenageamos e discutimos a evolução urbana. E nosso escritório modelo tem como foco sempre trazer projetos e análises que tragam informações de forma qualitativa em arquitetura para o cidadão. Estamos este ano focando no patrimônio histórico arquitetônico da cidade de Teresópolis”, disse ela.

Mais de 20 países
A organização não governamental “Jane’s Walk” foi fundada em Toronto com a missão de difundir as ideias de Jane Jacobs, incentivando as pessoas a explorar suas cidades a pé e discutir questões relacionadas à qualidade do ambiente urbano. Este movimento, que ocorre mundialmente no primeiro final de semana de maio, tem como propósito fortalecer o engajamento cívico e a vitalidade urbana.
A obra mais conhecida de Jane Jacobs, que morreu em 2006, é o livro “Morte e Vida de Grandes Cidades (The Death and Life of Great American Cities, 1961), na qual ela analisa o espaço público das cidades americanas na década de 50 e identifica as razões da violência, da sujeira e do abandono. Presente em 25 países, de acordo com o último levantamento realizado pela organização, mais de 500 cidades participaram do “Jane’s Walk”, refletindo a sua ampla adesão global e a relevância na promoção da conscientização sobre questões urbanas.

ROTA EM TERESÓPOLIS
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
PALÁCIO TERESA CRISTINA – 1929 (PREFEITURA)
HOTEL RESIDÊNCIA – 1945
RODOVIÁRIA -1971
PONTE RIO PAQUEQUER
POSTO SHELL (IN MEMORIA)
PRÉDIO DOS CORREIOS – 1938
COLÉGIO ESTADUAL EDMUNDO BITTENCOURT – 1970
TABERNA ALPINA – 1954
IGREJA SANTA TERESA – 1925
HOTEL VÁRZEA – 1912
CASA DE MEMÓRIA – 1920/24
PADARIA IMPERIO – 1927
PARQUE REGADAS – 1950
CASAS GÊMEAS – 1925
CASA DAS PERRY – 1890
COLÉGIO HIGINO DA SILVEIRA – 1926
CASA DE SAÚDE (IN MEMORIA) – 1960

Compartilhe:

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE