Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

PADROEIRO DO MUNICÍPIO: Teresópolis celebra a Trezena de Santo Antônio

Programação religiosa e cultural segue até esta quinta-feira, no bairro do Alto

Nesta quinta-feira (13), será comemorado o Dia de Santo Antônio, uma data importante para o catolicismo brasileiro e ainda mais para Teresópolis, visto ele que é um dos padroeiros no município. Muito popular no Brasil e em Portugal, esse santo é cercado de simpatias e tradições, sendo conhecido como o “santo casamenteiro”. A data é para homenagear o dia de sua morte, que ocorreu em 13 de Junho de 1241. Em Teresópolis, a Trezena de Santo Antônio está sendo celebrada com a participação de vários padres, sempre falando sobre um tema para ajudar na caminhada cristã dessa comunidade.
A celebração do dia 12 será realizada pelo padre Jorge Luiz Pacheco de Medeiros, atualmente à frente da paróquia de Santa Teresa, mas que por muitos anos foi o responsável pela igreja de Santo Antônio. O tema será “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos (maltratam e) perseguem (Mt, 5,44s)”. Também nesta quarta-feira será realizado show ao vivo com o cantor Rafael Cosenza para comemorar o Dia dos Namorados, com a cantina funcionando logo após a missa de 19h.
A programação de missas do dia 13 é a seguinte: 7h – Padre Julian Fonseca Gouvea; 8h30 – Padre Ernande Nascimento; 11h – Padre Antônio Carlos Carvalho de Araújo; 15h – Missa dos Enfermos com o Monsenhor José Maria; 18h – Padre Renato Gomes de Andrade. Após a última celebração, será realizada a tradicional procissão de Santo Antônio. Outro evento marcante é o “Almoço do Padroeiro”, que será realizado nesta quinta-feira. Antecipadamente, vai custar R$ 20. Na hora ou para levar uma quentinha, o valor será R$ 25.

Teatro sobre a vida de santo Antônio encenado pela perseverança. Foto: PasCom

Os dois templos
A relação do santo com Teresópolis vem de quando nessa região existia um pequeno povoado denominado Freguesia de Santo Antônio do Paquequer. A primeira igreja matriz foi criada em 1855, na antiga Rua Bragantina, localizada em frente de onde hoje temos a Praça Nilo Peçanha, no Alto. Em 1934 foi construída pela família Sloper, em estilo nórdico, uma nova igreja dedicada ao Santo Antônio, na avenida principal do bairro. O aumento das celebrações e no número de devotos estimulou a adequação do templo que hoje conta com amplo e moderno centro de celebrações.

Em 1934 foi construída pela família Sloper, em estilo nórdico, uma nova igreja dedicada ao Santo Antônio, na avenida principal do bairro. Foto: Arquivo/O Diário

O padroeiro do município
Padroeiro de Teresópolis desde a Freguesia de “Santo Antônio do Paquequer”, Fernando Antônio de Bulhões, o santo mundialmente conhecido por interceder por quem quer encontrar o amor da vida ou para resolver conflitos com a pessoa amada é o padroeiro do município, que desde a criação da paróquia da Várzea, em 1940, tem também Teresa de Ávila como padroeira. Longe de ser motivo de descontentamentos entre os católicos, o fato do município ter dois padroeiros chegou a gerar confusão, mas entre empregados e comerciantes, quando se respeitava só uma data, até que foi pacificada a questão, e as duas datas passaram a ser tidas como feriados municipais.
Santo Antonio nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exército de Dom Afonso e de Tereza Taveira, tendo sido a sua formação inicial feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido. O milagreiro morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua.
Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.


Edição 18/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vereador cobra ação do MP no caso da farra das indenizações na Prefeitura

Estelionatário tenta aplicar golpe do “Pix falso” e se dá mal em Teresópolis

Morre motociclista atingido por veículo na Várzea

Procon encontra 247 quilos de alimentos impróprios em Teresópolis

Oficina gratuita para educadores na Casa de Cultura Adolpho Bloch

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE