No início da madrugada desta sexta-feira (28), agentes da equipe ROMU-Charlie, da Guarda Civil Municipal, flagraram três jovens pichando um prédio no Parque Regadas, na Várzea. Mesmo usando chinelos, eles haviam escalado grades e subido em marquise e laterais do edifício para deixar suas marcas criminosas nas paredes. Mas a habilidade não foi suficiente para escapar do flagrante da GCM e eles terminaram na 110ª DP, autuados pelo dano ao patrimônio e crime ambiental.
No início da semana, um rapaz foi flagrado pichando uma parede na passagem localizada entre Calçada da Fama e Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, em plena luz do dia, por volta das 15h. Populares avistaram a cena e acionaram uma equipe da Polícia Militar que estava bem próximo, conseguindo fazer a abordagem do jovem a poucos metros. Questionado, ele alegou “estar fazendo apenas uns riscos, um trabalho artístico”. Como crime e arte não entram na mesma frase, ou parede, no caso, ele foi levado para a delegacia em companhia de um responsável. O jovem foi autuado por fato análogo ao delito previsto no Artigo 65 da Lei 9605/98 e liberado depois que o pai assinou termo se comprometendo a apresenta-lo à Vara da Infância e Juventude.
Importante frisar que esse tipo vandalismo é considerado crime e o autor do delito fica sujeito à pena que pode variar de seis meses a três anos de detenção e ou multa, por danos ao patrimônio. Qualquer informação que possa auxiliar na identificação dos vândalos podem ser passadas pelos telefones 190 e 2742-7755, sendo o último também WhatsApp. Não é necessário se identificar. Câmeras de residências e estabelecimentos comerciais podem contribuir com a identificação dos criminosos armados de latas de spray.