A afinação, a harmonia e a sonoridade do Coral dos Canarinhos de Petrópolis encantaram o público que lotou a Igreja de Santa Teresa no último sábado, 29 de junho, para acompanhar a edição especial do Música na Matriz, abrindo a programação do 133º Aniversário de Teresópolis.
“Receber o Coral dos Canarinhos de Petrópolis em nossa cidade foi uma honra e privilégio. A qualidade do concerto apresentado nesta edição especial do Música na Matriz atesta a importância de iniciativas que valorizem a arte e a cultura, especialmente entre o público jovem. A Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Educação, se empenhará ao máximo para que o Projeto Meninos Cantores de Teresópolis se concretize, se tornando uma oportunidade para que alunos da nossa rede municipal possam também desenvolver suas habilidades na música e no canto coral”, assinalou o secretário municipal de Cultura, Ricardo Guarilha, acompanhado da subsecretária Hilna Gallo e da equipe.
Nota 10: Com regência do Maestro Marco Aurélio Lischt, o repertório passeou do clássico ao pop e pela MPB, com músicas sacras, como ‘Ave verum Corpus’ (Wolfgang Amadeus Mozart) e ‘Allelujah’ (George Frideric Handel); hits internacionais, como ‘Your song’ (Elton John) e ‘All you need is love’ (The Beatles), e sucessos da MPB, como ‘Conversa de botequim’ (Noel Rosa) e ‘Aquarela do Brasil’ (Ary Barroso). A canção ‘Andança’ (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós) encerrou o espetáculo.
“Amei a apresentação! Um presente para Teresópolis”, disse a aposentada Maria da Penha Viana da Costa. “Afinação excelente e um repertório muito bom. Ótima atração para toda a família”, opinou o professor de Filosofia, Rogério César. “Uma organização excelente do grupo coral, com harmonia e sonoridade marcantes”, destacou o casal Marcella Moura e Roberto Zargos, com o filho Lucas, de 3 anos. “Maravilhoso! Filmei quase tudo, de tão lindo’, relatou a professora aposentada, Fátima Ribeiro Rezende.
Projeto de Teresópolis: Durante o espetáculo, foi lançado o Projeto Meninos Cantores de Teresópolis, idealizado por Rogério Mello Alves, da obra social Fazendo a Diferença em Teresópolis. Contando com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação, o projeto tem como proposta montar um coral com 40 alunos da rede municipal de ensino, com idade entre 9 e 12 anos.
“Teremos reunião esta semana na Secretaria de Educação para definir o cronograma de visita às escolas municipais para distribuir as fichas de inscrição e marcar a seleção de alunos. Nossa ideia é formar duas turmas, entre 30 e 40 estudantes, para logo iniciar as aulas de canto coral. Nosso interesse é oferecer aos adolescentes a oportunidade de se apresentar em um coral bonito, como o dos Canarinhos de Petrópolis, e dar a eles a chance de mudança de vida por meio da arte e da música”, explicou Rogério Mello Alves.
“Vamos dar todo o apoio possível. Acredito que é por meio de sementes como estas que começamos a transformar a sociedade. Parabenizo a iniciativa de Rogério, de seus apoiadores e da Prefeitura e torço para que o projeto dê certo, pois a música abre portas e transforma vidas”, frisou o Maestro Marco Aurélio Lischt, do Coral dos Canarinhos de Petrópolis.