Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

ICMBio cadastra interessados em vender alimentos no PARNASO

Serão disponibilizados pontos para comércio nas três sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Responsável pela administração do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, publicou edital para credenciamento de pessoas jurídicas e físicas interessadas em realizar a prestação de serviços de comercialização de alimentos nas três sedes da unidade de conservação ambiental. Serão oportunidades para comércio em diferentes modalidades em Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim. “Os interessados em participar do processo de habilitação e credenciamento deverão atender às especificações constantes deste Edital, publicado no site oficial do ICMBio”, informa a direção do PARNASO.
Serão disponibilizadas para a concorrência as seguintes categorias de equipamentos: I – Categoria A: alimentos comercializados em veículo automotor ou rebocável adaptado, com o comprimento máximo de 6,30 m (seis metros e trinta centímetros) considerada a soma do comprimento do veículo e do reboque, e com a largura máxima de 2,20m (dois metros e vinte centímetros), com instalações que propiciem o desenvolvimento de operações mínimas de manipulação e armazenamento de alimentos, com sistema autônomo de água e
depósito dos respectivos resíduos líquidos gerados; II – Categoria B: alimentos comercializados em veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, correspondente a uma bicicleta adaptada com o comprimento máximo de 3,3 m (três metros e trinta centímetros) considerada a soma do comprimento da bicicleta e do reboque, e com a largura máxima de 1,20m (um metros e vinte centímetros), para o desenvolvimento de operações mínimas de manipulação e armazenamento de alimentos; III – Categoria C: alimentos comercializados em barracas desmontáveis, com área máxima de 9m² (nove metros quadrados) ou espaços físicos da unidade, adaptados para o desenvolvimento de operações mínimas de manipulação e armazenamento de alimentos; IV – Categoria D: alimentos comercializados em carrinhos ou tabuleiros, assim considerados os equipamentos tracionados, impulsionados ou carregados pela força humana, com área máxima de 1m² (um metro quadrado), não incluindo manipulação de alimentos.
Os locais onde serão liberados os pontos para comercialização são os seguintes. Sede Teresópolis: 1. Lanchonete – Categoria C; Grupo 1; 2. Centro de Visitante/ Piscina – Categoria A, Grupo 1. 3. Centro de Visitante – Categoria D; grupo 4. 4. Barragem – Categoria A; Grupo 1. Sede Guapimirim: 1. Área do Estacionamento – Categoria A ou Categoria C; Grupo 1. Sede Petrópolis: 1. Atrás guarita – Categoria B ou D; Grupos 1 e 4. No site icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/ pode ser encontrado o edital com mais informações sobre o processo.

Movimento
Terceira mais antiga e uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do país, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos recebe anualmente um grande volume de visitantes. De acordo com o último levantamento divulgado, referente a 2022, no período de um ano as partes “baixas”, abertas ao visitante comum, receberam 110.750 pessoas. Já as trilhas, consideradas “parte alta”, receberam 8.498 visitantes naquele ano. A sede Teresópolis, por exemplo, tem grande estrutura para quem não é adepto ao montanhismo, com piscina natural, pontos para banho de rio e piquenique, entre outros.

Tags

Compartilhe:

Edição 28/09/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis: Debate entre os candidatos a prefeito dá o tom para a última semana da campanha

Festival Origens faz homenagem à potência produtiva de alimentos de Teresópolis 

Agroturismo e turismo rural na Serra Fluminense

Gênesis inaugura Central de Vendas exclusiva e de alto padrão no Alto

“Papo com a Feh!” debate a importância dos cuidados com a saúde mental

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE