Wanderley Peres
Faltando menos de três meses para a eleição municipal, de 6 de outubro próximo, sete partidos fazem convenção neste sábado, 20. As legendas PDT, PRTB, DC, PMB e o União, do pré-candidato Leonardo Vasconcellos, fazem convenção às 15h30min, no colégio Cerom, no bairro São Pedro e a PP e Avante, do pré-candidato Tricano, fazem convenção na avenida Feliciano Sodré, na Reta, onde era o Bowling e depois Batista Automóveis.
PDT, PRTB, DC, PMB e União; PL, Republicanos, SD, PSD, Novo, PSDB e Cidadania; PSol e Rede, PV e PT; PRD e MDB; e o partido Agir. Em princípio, dezenove dos 29 partidos organizados no Brasil devem realizar convenções em Teresópolis, escolhendo seus candidatos a prefeito e vice e as nominatas de candidatos a vereador.
Os pré-candidatos a vice-prefeito também já estão delineados pelos partidos: de Tricano será o empresário Rico Portilho; de Alex o ex-secretário Davi Serafim; de Maurílio o pastor Garrido. Os nomes dos vices de Beique San e de Júlio Rocha ainda não se sabe e Leonardo Vasconcellos, que tem outros nomes para vice ainda em apreciação, deve mesmo ter a ex-prefeita Afaf Ribeiro.
Como serão 21 vagas na Câmara Municipal, e seis partidos estão federados – PV e PT, PSol e Rede, e PSDB e Cidadania -, devem ser definidas 16 nominatas, e cada uma poderá abrigar até 22 candidatos, podendo chegar o número de candidatos a 352 nomes.
Informados os nomes dos pré-candidatos, pelos partidos, à Justiça Eleitoral, até o dia 5 de agosto, quando se encerra o prazo para as convenções partidárias, até o dia 15 os pré-candidatos serão confirmados, saindo os registros dos candidatos, podendo todos sair em campo à cata de votos a partir de 16 de agosto. Até o início do período permitido da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa. Esse período entre a convenção e o da confirmação do nome pelo TRE é o momento mais delicado para os candidatos, daí é bom todos ficarem atentos às regras eleitorais, porque acaba a condição de pré-candidato e não se está ainda definida a condição de candidato.
Seis partidos anunciaram os pretendentes à Prefeitura de Teresópolis, além dos dois que fazem convenção neste sábado, 20, quando sairão pré-candidatos também seus anunciados vice-prefeitos e os pretendentes às pré-candidaturas à Câmara Municipal. Além do União e PP, os partidos PL, PSol, Agir e PRD pretendem lançar candidatos à prefeitura de Teresópolis, e convenções já estão marcadas para sexta-feira que vem, 26, do PSol; domingo, 28, PL e dia 3 de agosto, um sábado; faltando publicar edital apenas o Agir.
OUTROS PARTIDOS
Os partidos PCdoB, Mobiliza, PSTU, PCB, PCO, UP, e mesmo o PSB, Pode e PMB, outros 10 partidos dos 29 existentes no Brasil não se organizaram para a disputa municipal em Teresópolis.
SETE COM ALEX
Partido Liberal, Republicanos, SD e PSD fazem convenção no domingo, dia 28, às 10h, na Casa de Festas Inesquecível, na rua Manoel Lebrão. A Federação PSDB Cidadania, que reúne os partidos PSDB e Cidadania, fará sua convenção na sexta-feira, 26, na travessa Portugal, 165, às 19h. Também alinhado com a pré-candidatura da Direira, de Alex Castellar, o partido Novo fará convenção na segunda-feira, dia 29.
BEIQUE SAN DIA 28
Partido dos Trabalhadores, Partido Verde, Rede e PSol fazem suas convenções no próximo sábado, 27, em horários distintos, no prédio da Câmara Municipal. Juntos até 2026, na Federação Brasil da Esperança, PT e PV anunciaram que caminharão juntos do PSol, mas deverão deixar os candidatos a vereador soltos para apoiarem o candidato a prefeito que bem entenderem.
MAURÍLIO SCHIAVO
Partido da Renovação Democrática e Movimento Democrático Brasileiro, PRD e MDB fazem convenção no dia 3 de agosto, para confirmarem os nomes de Maurílio Schiavo prefeito e pastor Garrido vice.
AGIR SEM EDITAL
O partido Agir, do pretendente Júlio Rocha, ainda não publicou edital marcando sua convenção.
CONCORRENTE NO PL
Os partidos estão pacificados quanto às suas intenções eleitorais, não havendo indefinição nas hostes das legendas que já definiram interesse pela Prefeitura. No PL, no entanto, embora o presidente da legenda no Estado já tenha definido o nome de Alex Castellar, escolhido também do governador e do prefeito Vinícius, pode haver “disputa” porque um outro filiado pretende a candidatura: o teresopolitano Carlos Martins, que embora não se saiba do lançamento de sua pré-candidatura, e nem tenha articulação com os diretórios estadual e municipal, este informou à redação do DIÁRIO na última quinta-feira, 18, que também é pré-candidato pelo PL.
O novato acredita que o partido precisa de uma candidatura mais alinhada com o conservadorismo, com quem andou por um tempo e já não tem mais o mesmo espaço de antes. Embora, como filiado, tenha o direito de oferecer seu nome, terá grande dificuldade no seu partido, que já tem nome delineado, faltando apenas a confirmação do pré-candidato Alex. O novo pretendente à pré-candidatura, que é a condição a ser obtida nas convenções, quando, então, todos serão pré-candidatos até serem anunciados pelo TRE como candidatos, terá de convencer a executiva municipal ser melhor nome, porque a executiva é nomeada e decide o candidato não os convencionais e sim a comissão, que é presidida pelo prefeito, Vinícius Claussen, que já lançou Alex pré-candidato, e os demais membros, todos do pacote do governo: Felipe Rebello é o tesoureiro, o vereador Paulinho Nogueira secretário, Alexander Costa o vice-presidente e o vice-prefeito Ary Boulganger é o vogal. Se a questão municipal virar problema para a Estadual resolver, indigestão maior ainda, porque o presidente da legenda no Estado, quem de fato manda no PL, é o deputado federal Altineu Cortes, aliado de primeira hora de Alex e entusiasta de sua candidatura, e que já gravou vídeo confirmando o pré-candidato da legenda.
O calendário das Eleições Municipais 2024, regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da Resolução nº 23.738/2024, traz todas as datas e os prazos relativos ao pleito. No documento, é possível consultar o período em que o cadastro eleitoral estará fechado, o prazo para registro de candidaturas, o dia de início da propaganda eleitoral e muito mais. Confira, abaixo, os principais prazos que ainda estão por vir para partidos políticos, federações, candidatas e candidatos, assim como para eleitoras e eleitores, confira algumas datas em box.