Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Onça-parda e Jaguatirica “gigante” flagrados em trilhas do Parque dos Três Picos

Em parceria com o INEA, projeto “Aventura Animal” monitora fauna selvagem nas unidades de conservação estaduais

Mais uma onça- parda (Puma concolor) foi flagrada percorrendo uma das trilhas do Parque Estadual dos Três Picos. A imagem foi registrada por uma das armadilhas fotográficas instaladas na unidade de conservação, fruto de uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o projeto “Aventura Animal”, que disponibiliza as câmeras. A imagem foi divulgada na semana passada e, mais uma vez, teve bastante repercussão. Dias antes, os mesmos pesquisadores conseguiram captar, também no PETP, imagens de um raro mamífero carnívoro, pertencente à família dos felídeos e ao gênero Leopardus, uma Jaguatirica. O Leopardus pardalis é uma das dez espécies do gênero Leopardus e uma das mais simbólicas da Mata Atlântica e, nesse caso, chamou a atenção pelo grande porte. Geralmente esses felinos apresentam porte relativamente pequeno em comparação a outros predadores.
Os equipamentos são camuflados e ativados à distância, e permitem capturar imagens em alta resolução, auxiliando a equipe da unidade de conservação no monitoramento da fauna para fins de pesquisa e atividades de educação ambiental. Isso porque as imagens são exibidas para alunos de escolas públicas e particulares em palestras sobre a conservação da biodiversidade. “Essas imagens nos trazem a certeza da biodiversidade que só acontece em lugares preservados e materializam o sucesso do trabalho realizado pela nossa unidade de conservação”, destacou a gestora do Parque Estadual dos Três Picos, Maria Alice. Importante frisar que a localização exata dos animais nunca é divulgada, visando protegê-los de ataques de caçadores ou outras pessoas que tenham interesses escusos e no sentido contrário à conservação ambiental.

A grande onça
A onça-parda, também conhecida como Suçuarana, alimenta-se de animais silvestres de portes variados e exerce papel vital na manutenção da integridade dos ecossistemas onde ocorre. A espécie tem a capacidade de adaptação a vários tipos de ambientes, de desertos quentes aos altiplanos andinos, com maior atividade ao entardecer e à noite. A onça-parda está representada no símbolo do Parque Estadual dos Três Picos. “A presença desse animal, que está no topo da cadeia alimentar, no nosso parque é reflexo do nosso empenho na conservação do nosso patrimônio ambiental”, ressaltou o coordenador do núcleo de montanhismo da unidade de conservação, Rominique Schimidt.

Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.


Edição 16/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis: Feirinha do Alto com funcionamento especial no Feriadão de Páscoa

Circuito de segurança registra violenta agressão na Tenente Luiz Meirelles em Teresópolis

Carro invade loja do Redeconomia em Guapimirim

Polícia Civil prende dupla após furto de motocicleta em Teresópolis

Vasco vence o Comary/Teresópolis por 10 x 1 no Ginásio Pedrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE