Teresópolis sediou nesta quinta-feira (25) o 1º Encontro do Programa de Engajamento do G20 Regional. No auditório do Hotel Sesc, autoridades brasileiras, chinesas e suecas, além de membros do poder público municipal e estadual buscaram saídas para tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, conforme preconiza o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11. A subsecretária de Biodiversidade e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Ambiente, Marie Ikemoto, foi uma das palestrantes do painel “Adaptação Climática e Resiliência nas Cidades Inteligentes”. Ela defendeu a união de esforços para evitar que eventos climáticos severos assolem as cidades, bem como enfatizou a importância de parcerias com outros países e com instituições como a ONU Habitat.
Marie também falou do início da execução do projeto piloto, em parceria com o Banco Interamericano do Desenvolvimento, para implementar soluções baseadas na natureza, com roteiro metodológico e prospecção de mecanismos financeiros, além da capacitação de agentes públicos, fundamentais, segundo ela, para tornar as cidades mais verdes, permeáveis e resilientes. Outra iniciativa destacada foi o projeto rio inclusivo e sustentável, que capacitará e prestará apoio aos municípios para que os mesmos disponham de planos de ação climática e de resiliência, em parceria com a ONU-Habitat.
O Programa de Engajamento do G20 Regional, visa promover o desenvolvimento de Cidades Resilientes e Cidades Inteligentes e fortalecer o debate de políticas públicas para que as cidades possam enfrentar desafios como desastres naturais, mudanças climáticas e crises. Utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a sustentabilidade, aumentando a eficiência dos serviços urbanos é uma das tônicas do evento. A implementação desses conceitos pode trazer benefícios significativos para todas as localidades, mas especialmente para a região serrana, onde os eventos extremos são relativamente comuns, exigindo maior esforço e atenção da população e dirigentes locais.