Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Marie Ikemoto defendeu o fortalecimento de políticas públicas para o enfrentamento das mudanças climáticas

Teresópolis sediou nesta quinta-feira (25) o 1º Encontro do Programa de Engajamento do G20 Regional. No auditório do Hotel Sesc, autoridades brasileiras, chinesas e suecas, além de membros do poder público municipal e estadual buscaram saídas para tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, conforme preconiza o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11. A subsecretária de Biodiversidade e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Ambiente, Marie Ikemoto, foi uma das palestrantes do painel “Adaptação Climática e Resiliência nas Cidades Inteligentes”. Ela defendeu a união de esforços para evitar que eventos climáticos severos assolem as cidades, bem como enfatizou a importância de parcerias com outros países e com instituições como a ONU Habitat.
Marie também falou do início da execução do projeto piloto, em parceria com o Banco Interamericano do Desenvolvimento, para implementar soluções baseadas na natureza, com roteiro metodológico e prospecção de mecanismos financeiros, além da capacitação de agentes públicos, fundamentais, segundo ela, para tornar as cidades mais verdes, permeáveis e resilientes. Outra iniciativa destacada foi o projeto rio inclusivo e sustentável, que capacitará e prestará apoio aos municípios para que os mesmos disponham de planos de ação climática e de resiliência, em parceria com a ONU-Habitat.
O Programa de Engajamento do G20 Regional, visa promover o desenvolvimento de Cidades Resilientes e Cidades Inteligentes e fortalecer o debate de políticas públicas para que as cidades possam enfrentar desafios como desastres naturais, mudanças climáticas e crises. Utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover a sustentabilidade, aumentando a eficiência dos serviços urbanos é uma das tônicas do evento. A implementação desses conceitos pode trazer benefícios significativos para todas as localidades, mas especialmente para a região serrana, onde os eventos extremos são relativamente comuns, exigindo maior esforço e atenção da população e dirigentes locais.

Edição 29/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Imóvel desapropriado na Várzea será um hospital de pequeno porte”, diz Dr. Amorim

INEA vai dar suporte em complexo de pesquisas ambientais em Teresópolis

Câmara Municipal de Teresópolis realiza sessão solene de homenagens

Secretaria de Saúde promove ação especial na Praça olímpica

Turismo rural: prefeitura vai oferecer ônibus gratuito para fortalecer segmento

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE