Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Palestras e caminhada marcam os 26 anos do CET

Histórias do montanhismo local e aventuras no Dedo de Deus foram o destaque da programação

Marcello Medeiros

Neste domingo (04), o Centro Excursionista Teresopolitano (CET) completou 26 anos de fundação. Para marcar a data, foram realizados no fim de semana dois eventos envolvendo antigos sócios e também abertos à população. No sábado (03), o Teatro Municipal, na Prefeitura, recebeu palestras do jornalista e historiador Wanderley Peres e do escalador Lúcio Vidal, o “Tio Lúcio”. Peres falou sobre feitos realizados nas montanhas do município antes mesmo do início da pratica desse esporte, destacando as grandes viagens para a Serra dos Órgãos, além de destacar algumas conquistas e mostrar materiais do acervo do projeto “Pró-Memória”. Já “Tio Lúcio” falou sobre sua íntima relação com o Dedo de Deus e as centenas de escaladas no marco do montanhismo nacional, destacando, entre elas, a que marcou os 100 anos do desbravamento desse ícone da Serra dos Órgãos. No dia do aniversário do clube, foi realizada uma caminhada até o cume da Pedra Alpina, em Santa Rita, área do PNMMT.
O CLUBE – O CET foi criado a partir de uma ideia do montanhista mais proeminente da história de Teresópolis, Mozart Catão, o primeiro brasileiro a pisar no teto do mundo, o Everest, em excursão conjunta com o paranaense Waldemar Niclevicz. Em 04 de agosto de 1998, amigos do escalador, falecido seis meses antes na Face Sul do Aconcágua, na Argentina, tiraram do papel a ideia de voltar a trabalhar o montanhismo local de maneira organizada, o que não ocorria desde o final dos anos 80, quando deixou de funcionar o Centro Excursionista Serra dos Órgãos – o CESO.

O lendário escalador Lúcio Vidal, o “Tio Lúcio”, falou sobre suas aventuras no Dedo de Deus. Foto: Marcello Medeiros/O Diário

O CET, inicialmente, teria outro nome: seria GET – Grupo Excursionista Teresopolitano. No papel virou Centro Excursionista Teresopolitano e, por muitos anos, realizou a formação de escaladores e montanhistas tendo como foco a prática desse esporte indo muito além de “subir e descer montanhas”. Além de trabalhar técnicas e valorizar a história do montanhismo local e nacional, principalmente, o CET sempre reforçou a responsabilidade do indivíduo com os ambientes onde se pratica essa modalidade que tem tudo a ver com Teresópolis. Em toda sua história, o clube participou ainda de conselhos e grupos administrativos de unidades de conservação no município, sendo uma das associações responsáveis pela motivação para a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, que tem como símbolo a Pedra da Tartaruga.

Um novo caminho
Única entidade local filiada à FEEMERJ – Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro, o CET teve como presidentes Hudson Malta, Marco Catão, Marcos André “Bocão” Pinto, Marcello Medeiros, Alexandre Formiga, Fabiano Basílio e Leandro Nobre. Atualmente, o clube trabalha sua reestruturação, visto que a última diretoria foi desmobilizada durante a pandemia, com a paralisação total das atividades no período da doença global. A ideia é passar o clube às mãos de um grupo novo, tendo como foco a retomada das atividades regulares e formação de montanhistas conscientes da responsabilidade dessa prática esportiva. Para saber mais sobre o CET, acesse o Instagram @centroexcursionista_cet

Ainda pelo aniversário do CET, no domingo foi realizada uma caminhada até o cume da Pedra Alpina, em Santa Rita. Foto: Louise Cardoso / CET

Edição 09/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

DEZ ANOS DEPOIS: Criação de uma nova área para quem mora na Ilha do Caxangá volta a ser discutida

Praça de Santa Teresa recebe mais um espetáculo “Via Sacra”

Teresopolitanos são vítimas de fraudes em vendas através de “marketplaces”

Prefeitura de Teresópolis entrega kits de móveis na Ilha do Caxangá

Teresópolis: Festival Gastronômico de Churrasco dia 12 no Le Canton

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE