A Enel Distribuição Rio registrou 252 colisões contra postes da rede elétrica no primeiro semestre de 2024 nos 66 municípios atendidos pela empresa no Estado, uma média de mais de uma batida em postes por dia. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 9% no número de acidentes. Para se ter uma dimensão dos impactos deste tipo de acidente na rotina da distribuidora e os efeitos no fornecimento de energia, mais de 343 mil clientes tiveram o serviço afetado apenas neste semestre pelas batidas contra os postes da Enel Rio. No mesmo período de 2023, a distribuidora registrou 231 colisões, com 251 mil clientes afetados. Apenas na região de Lagos, 75,5 mil unidades consumidoras foram prejudicadas pelos acidentes de trânsito.
Vale destacar que a empresa possui tecnologias de operação remota da rede para reduzir ao máximo o número de clientes sem energia quando um poste da empresa é atingido pelos veículos. No entanto, este tipo de ocorrência causa grandes estragos, deixando parte dos consumidores sem energia até que a rede seja reconstruída. O responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, Fábio Damasceno, informa que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar próximo dos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. Segundo ele, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada.
“Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo de atuação”, comenta. Fábio também comenta sobre a responsabilidade pelos danos causados: “Além do risco à vida e do impacto da falta de energia a diversos clientes, é importante destacar que a empresa repassa todo o custo de reposição de estruturas e cabos a quem provocou o dano ao bem público”.
Responsabilidade sobre os danos
Quando situações como essas acontecem, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede. A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são registrados pela empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Rio; pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento 0800 28 00 120.
A Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.