Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Escalada em Teresópolis e região em destaque no Mochileiro Podcast

Entrevistado é o escalador Rennan Gaspar, autor de vias de nível técnico altíssimo na região

Desde que um grupo de moradores de Teresópolis aceitou o desafio de escalar o Dedo de Deus, mostrando “que era possível vencer o colosso de granito”, em 08 de abril de 1912, o país inteiro passou a prestar ainda mais atenção na nossa região. E, além da ousadia de Teixeira, Raul Carneiro e os irmãos Oliveira, a beleza e dificuldade técnica das montanhas de Teresópolis e municípios vizinhos foram atraindo cada vez mais gente. Hoje, há vias de escalada para todos os gostos na serra carioca. Para falar sobre esse rico tema, o apresentador Marcello Medeiros convidou para o “Mochileiro Podcast”, da Diário TV, o escalador Rennan Gaspar Mendes. Apesar de jovem, ele tem grande experiência no esporte, que começou como lazer e acabou virando estilo de vida e profissão. Nos 22 anos de montanha, Rennan conquistou ou repetiu diversas vias de nível técnico altíssimo, inspirando outros atletas a se aventurarem nas paredes da nossa região.
“Conheci a escalada quando comecei a trabalhar em uma loja que vendia material de montanhismo, no Parque Nacional, quando tinha 16 anos. Vi que não poderia vender somente o material, tinha que conhecer o tema e comecei a escalar. A primeira via que fiz foi uma do Mozart Catão, na Pedra dos Cadetes”, contou Rennan, que, anos depois, iniciou nessa mesma montanha, também conhecida como Galinha, a abertura de vias de escalada. Sua primeira rota, ao lado de Thiago Bessa, foi a “Nosso Lar”.
Nos anos seguintes, o nível da escalada foi aumentando e, consequentemente, o das conquistas. Rennan, em parceria com outros escaladores locais, é autor de vias como a “Poder do Silêncio” (4º Vsup D3 E4), na Pedra da Tapera; “Elas por Elas” (6º VIIa A1 E2), no Nariz do Frade, ainda sem repetição; e Incadenáveis (6º VIIb A1/VIIc A1 D2 E2), na Pedra dos Dois Bicos; entre outras. Recentemente, ao lado de Diogo Marassi e Lúcio Vidal “Tio Lúcio”, concluiu uma duríssima via na Pedra do Elefante, no Parque dos Três Picos – que ele detalhou em primeira mão no “Mochileiro Podcast”. Ele falou ainda sobre a repetição da via “Crazy Muzungus”, no Garrafão, e como a paixão virou negócio, com sua empresa Climb Center.

Temas e onde assistir
A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Montanhismo, escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental são as pautas do “Mochileiro Podcast”, que através das conversas com atletas e profissionais dessas áreas permite ampliar a discussão de temas que têm tudo a ver com Teresópolis.

Edição 22/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sítio Assunção, 95 anos de história e espiritualidade em Teresópolis

Último domingo de novembro com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rota Serra Verde ganha reforço na sinalização

Teresópolis mais uma vez na rota da Caravana da Coca-Cola

Imóvel que a Prefeitura de Teresópolis comprou por R$ 6,5 milhões pode ser vendido em leilão 65% mais barato

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE