Desde que um grupo de moradores de Teresópolis aceitou o desafio de escalar o Dedo de Deus, mostrando “que era possível vencer o colosso de granito”, em 08 de abril de 1912, o país inteiro passou a prestar ainda mais atenção na nossa região. E, além da ousadia de Teixeira, Raul Carneiro e os irmãos Oliveira, a beleza e dificuldade técnica das montanhas de Teresópolis e municípios vizinhos foram atraindo cada vez mais gente. Hoje, há vias de escalada para todos os gostos na serra carioca. Para falar sobre esse rico tema, o apresentador Marcello Medeiros convidou para o “Mochileiro Podcast”, da Diário TV, o escalador Rennan Gaspar Mendes. Apesar de jovem, ele tem grande experiência no esporte, que começou como lazer e acabou virando estilo de vida e profissão. Nos 22 anos de montanha, Rennan conquistou ou repetiu diversas vias de nível técnico altíssimo, inspirando outros atletas a se aventurarem nas paredes da nossa região.
“Conheci a escalada quando comecei a trabalhar em uma loja que vendia material de montanhismo, no Parque Nacional, quando tinha 16 anos. Vi que não poderia vender somente o material, tinha que conhecer o tema e comecei a escalar. A primeira via que fiz foi uma do Mozart Catão, na Pedra dos Cadetes”, contou Rennan, que, anos depois, iniciou nessa mesma montanha, também conhecida como Galinha, a abertura de vias de escalada. Sua primeira rota, ao lado de Thiago Bessa, foi a “Nosso Lar”.
Nos anos seguintes, o nível da escalada foi aumentando e, consequentemente, o das conquistas. Rennan, em parceria com outros escaladores locais, é autor de vias como a “Poder do Silêncio” (4º Vsup D3 E4), na Pedra da Tapera; “Elas por Elas” (6º VIIa A1 E2), no Nariz do Frade, ainda sem repetição; e Incadenáveis (6º VIIb A1/VIIc A1 D2 E2), na Pedra dos Dois Bicos; entre outras. Recentemente, ao lado de Diogo Marassi e Lúcio Vidal “Tio Lúcio”, concluiu uma duríssima via na Pedra do Elefante, no Parque dos Três Picos – que ele detalhou em primeira mão no “Mochileiro Podcast”. Ele falou ainda sobre a repetição da via “Crazy Muzungus”, no Garrafão, e como a paixão virou negócio, com sua empresa Climb Center.
Temas e onde assistir
A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Montanhismo, escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental são as pautas do “Mochileiro Podcast”, que através das conversas com atletas e profissionais dessas áreas permite ampliar a discussão de temas que têm tudo a ver com Teresópolis.