Na tarde desta quarta-feira (14), agentes da Guarda Civil Municipal, com apoio do 30º Batalhão de Polícia Militar, voltaram a realizar fiscalização no trânsito de Teresópolis com o objetivo de tirar de circulação veículos e condutores em situação irregular. Nos últimos meses, tem sido grande o número de reclamações sobre motoqueiros realizando todo o tipo de bandalha no município, colocando a própria vida e a de terceiros em risco. No primeiro dia da nova fase de fiscalização, foram apreendidas sete motocicletas, encaminhadas para o Depósito Público Municipal, em Três Córregos. Além das remoções, foram emitidas 47 notificações de irregularidades envolvendo esse tipo de veículo e seus condutores, como falta de CNH, documentação em atraso, inexistência de acessórios obrigatórios e escapamento aberto.
Outras operações serão realizadas na zona urbana nos próximos dias e, em breve, também serão visitadas localidades no Segundo e Terceiro Distritos de Teresópolis. Na semana passada, o Chefe da GCM, Gil Wellington, esteve no programa Hélio Carracena, na Diário TV, onde falou sobre o volume de denúncias que a corporação tem recebido. “Realmente há muita gente reclamando de motos sem placa, sem cano, pulando canteiro central, ultrapassando pela direita, cometendo todo o tipo de infração que coloca em risco não só esse motoqueiro, mas outros envolvidos no trânsito. Quem estiver andando certinho, não precisa se preocupar com as operações de trânsito”, pontuou.
Carros abandonados
A GCM também voltou a intensificar o serviço de remoção de veículos abandonados ou “esquecidos” em calçadas e vias públicas, atrapalhando a passagem de pedestres ou até o transporte coletivo. A situação tem sido frequente em vários bairros do município e, na noite da última quarta-feira (07), quatro deles foram visitados pelo reboque da secretaria municipal de Segurança. Nove automóveis, e em alguns casos o que sobrou deles, foram removidos para o Depósito Público Municipal, em Três Córregos. As ações ocorreram em São Pedro, Pimentel, Rosário e Araras.
No Pimentel, por exemplo, havia o que já foi um bonito Opala. Apesar de ainda ser um automóvel bastante cobiçado, pelas qualidades e valor comercial, o “oitentão” havia sido praticamente todo desmontado – provavelmente para ser reformado. Porém, enquanto seu proprietário não conclui sua reforma, ele estava ocupando a passagem de pedestres. Um Chevette nas mesmas condições foi encontrado em São Pedro. A promessa da GCM é que outras localidades serão visitadas nos próximos dias. Antes de rebocar os veículos ou sucatas, os agentes deixam uma notificação no vidro, dando uma semana para que os proprietários encontrem um local adequado para deixa-los.
A proposta é intensificar a fiscalização a fim de manter o ordenamento do trânsito, garantir o direito de ir e vir e a prestação de serviços essenciais aos cidadãos, como os de coleta de lixo, de transporte público e de socorro. Caso os veículos adesivados permaneçam no local após o período indicado, eles são removidos pela equipe de fiscalização até o Depósito Público Municipal, em Três Córregos, no 2º Distrito. Para reaver o veículo, o proprietário terá que quitar multa e arcar com os custos de remoção e despesas da diária do depósito.