Um dos segmentos em maior expansão atualmente no estado do Rio, o enoturismo tem raízes ainda mais fortes na Região Serrana. Grandes investimentos têm sido realizados em cidades como Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto e Areal, contribuindo com a economia através da criação de centenas de empregos diretos e indiretos. Nina Benedito, Guia de Turismo, diretora de um projeto que tem como objetivo divulgar o turismo na serra carioca, o Tesouros da Serra, e entusiasta da cultura vinícola, foi a entrevistada da semana do “Mochileiro Podcast”, apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV. O descontraído bate papo destacou a importância do enoturismo e detalhou roteiros que têm sido cada vez mais procurados por turistas e visitantes de todo o país.
“Enoturismo é muito mais do que levar a pessoa para consumir um bom vinho, ela participa de todo o processo de produção de uma boa safra, da plantação à degustação. Além disso, o turista ou visitante acaba envolvido em outras belezas e atrativos da região onde estiver sendo realizada a visitação”, pontuou Nina, que tem acompanhado bem de perto o crescimento do número de plantações e vinícolas no estado do Rio de Janeiro, em especial na Região Serrana. Em Teresópolis, são duas funcionando já em pleno vapor, a Fattoria Vinhas Altas e a Vinícola Maturano, ambas na região de Campanha, no Terceiro Distrito e vizinhas à rodovia RJ-130. A segunda tem ainda plantações e futuramente pretende iniciar visitação na região de Vale Alpino.
Existem outras duas em fase de instalação no município, uma delas tendo como foco a produção de vinho orgânico. Nina falou sobre os tipos de uva plantados na região, sobre a Vindima – o período de colheita da uva, sobre a perspectiva de crescimento do setor e ainda empreendimentos em municípios vizinhos que têm recebido cada vez mais investimentos e consequentemente procura, como as vinícolas Tassinari e Terras Frias, em São José do Vale do Rio Preto e Nova Friburgo, e o Borgo Del Vino, em Areal.
Onde assistir
A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Montanhismo, escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental são as pautas do “Mochileiro Podcast”, que através das conversas com atletas e profissionais dessas áreas permite ampliar a discussão de temas que têm tudo a ver com Teresópolis.